Quanto custa um aplicativo? 7 fatos que você precisa saber!
Neste artigo você irá descobrir o que deve avaliar e a média em valores para entender quanto custa um app para celular. Antes de mais nada, lembre-se de buscar profissionais altamente qualificados, para que o sucesso do seu app não seja prejudicado.
Os aplicativos se tornaram uma grande inovação digital que conquistou milhares de usuários. Sendo assim, seu uso amplia a experiência de navegabilidade de forma marcante e intuitiva.
Empresas focadas em oferecer aplicativos que transformem a vida de seus clientes, fornecendo bem-estar e mais qualidade de vida, ganham espaço.
Portanto, maior visibilidade para criar relacionamentos relevantes com as pessoas. Já que ele se tornou tão importante para criar vínculos com os usuários e expandir os negócios, quanto custa um aplicativo?
Precisa construir um app? Entre em contato com uma empresa de tecnologia especializada em construção de apps aqui.
Um aplicativo não é criado exclusivamente para um produto, serviço ou negócio, ele é projetado e idealizado para que o cliente obtenha uma experiência verdadeira e útil. Isso tudo, para fornecer melhorias, privilégios, benefícios e relacionamentos com sua empresa x usuários.
Neste artigo você irá descobrir o que deve avaliar e a média em valores para entender quanto custa um app para celular. Antes de mais nada, lembre-se de buscar profissionais altamente qualificados, para que o sucesso do seu app não seja prejudicado.
1. Qualidade: aplicativo nativo ou híbrido?
Nativo
Esse é um grande determinante que vai elevar o custo do aplicativo. O app nativo assume diversas funções, inclusive offline, ele usa os recursos do próprio celular do usuário como câmera, GPS, bússola, lista de contato, entre outros.
Além de ser mais rápido e confiável, sua plataforma é super desenvolvida, pois viabiliza a programação em diversos sistemas distintos. É o mais caro.
Híbrido
O híbrido possui uma linguagem de programação mais simples, o mesmo layout pode ser usado no Android e IOS. Essa codificação mais comum, acaba por ter recursos limitados em relação ao app nativo, que é desenvolvido na linguagem de cada sistema operacional.
Além disso, app híbrido precisa de conexão via internet para o usuário ter acesso. Contudo é um projeto mais rápido de ser feito.
2. A interface: o design eleva o custo do aplicativo
Nesse quesito, quanto mais telas e recursos visuais foram utilizados, o custo do desenvolvimento do app será maior. Isso ocorre, devido ao aumento de horas de trabalho do time de criação e desenvolvimento, mas você ganha em fornecer uma experiência marcante ao usuário.
O ideal é encontrar um meio-termo, entre custo e benefício.
Existem 3 tipos de interface:
Interface simples – custo de app médio – 30 mil a 60 mil;
Interface personalizada – custo de app alto – 60 mil a 100 mil ou mais;
Interface semelhante à web – custo do app menor – 4 mil a 29 mil;
Dessa forma, cada projeto deve ser avaliado de acordo com as outras despesas e funções a serem implantadas, o que pode inflar ou diminuir o custo do aplicativo.
3. O acesso
Como será o acesso ao aplicativo? Senha e e-mail ou por redes sociais? O custo do aplicativo aumentará se for por redes sociais, mas é uma comodidade aos usuários. Além de fornecer dados relevantes sobre o cliente, hábitos e seus contatos.
4. Qual sistema operacional será usado? Android, Iphone ou ambos?
Aqui, você precisa decidir em qual ou quais plataformas devem operar seu app. Quanto mais plataformas você escolher, maior será o custo do aplicativo. Afinal, cada um possui sistemas diferenciados, o seu app terá que atender todos os padrões específicos, caso ele seja nativo.
5. Serviços disponibilizados
O aplicativo que oferece interação entre os usuários para comentários, acesso direto com o setor de atendimento da empresa, painel administrativo, integração ao site, facilita a usabilidade. Isso tudo demanda maior banco de dados e horas de trabalho para o desenvolvimento.
Além disso, se o objetivo for carrinho de compras (e-commerce) ou baixar conteúdos, são necessários programas de alta segurança. É preciso guardar os dados dos clientes. Uma vez que esses recursos elevam o custo do app e também promovem a experiência do usuário e sua satisfação.
6. Aplicativo pago ou gratuito
Um app gratuito diminui consideravelmente as horas de trabalho com o sistema de segurança de dados e pagamento, além de cadastro dos clientes. Ainda assim, você terá que introduzir propagandas para obter volume de renda.
Um app pago necessita de maior desenvolvimento de interface, cadastros, pagamentos e atualizações. Agora, como user experience, é perfeito, pois não incomoda o usuário com propagandas.
7. O tempo para o desenvolvimento
O aplicativo de médio porte pode ter o custo entre 4 mil e 100 mil e a demanda até 500 hs de trabalho. O custo para desenvolver um aplicativo mais inteligente e robusto fica entre 100 mil a 150 mil e pode levar mais de 1 ano. Um longo prazo de efetivação exige capital maior.
Um app é pura inovação e recurso fabuloso para interagir com o usuário, desde que seja totalmente útil. O importante também é estar cercado de pessoas competentes e experientes para arquitetar e efetuar um app funcional e diferenciado.
Arrisque-se e coloque seu projeto em prática, quem sabe ele se torna um app de sucesso, como estes da lista abaixo.
Fonte: www.camelo.digital