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Com a infusão e o uso crescente de tecnologia, o mercado de aplicativos cresceu aos trancos e barrancos, especialmente na última década.

Portanto, se você tem algumas ideias de aplicativos em alta, este é o melhor momento para investir no desenvolvimento de aplicativos.

Como o mercado de aplicativos é muito dinâmico, acompanhar as tendências em constante mudança torna-se muito importante. Para fazer isso, uma pesquisa de mercado aprofundada antes de desenvolver um aplicativo é um fator muito vital. A importância da pesquisa de mercado de aplicativos pode ser percebida pelo fato de que ela fornece à empresa informações valiosas sobre seus concorrentes. Além disso, também dá uma ideia clara sobre seus próprios pontos fortes e fracos.

O desempenho dos aplicativos na era moderna depende significativamente do trabalho de pesquisa nos bastidores. Muitos estudos mostraram que aplicativos desenvolvidos sem pesquisa adequada morrem prematuramente na loja de aplicativos. 

Este artigo discutirá por que a pesquisa de mercado para seu aplicativo é necessária e a diferença que ela pode trazer para o ROI geral de seus negócios.

Como a pesquisa de mercado pode ajudar no desenvolvimento de aplicativos de sucesso?

“No longo prazo, a pesquisa orientada pela curiosidade simplesmente funciona melhor. Avanços reais vêm de pessoas que se concentram naquilo que os entusiasma. ” - Geoffrey Hinton, psicólogo e cientista da computação.

O negócio de desenvolvimento de aplicativos é muito dinâmico e depende puramente das necessidades e desejos dos clientes. Fazer pesquisas de mercado é muito importante para construir seu aplicativo. Portanto, as empresas precisam conhecer as últimas tendências do mercado.

Devido à sua natureza em constante mudança, desenvolver um aplicativo é uma tarefa difícil. E sem uma pesquisa de mercado adequada, todo o processo pode ficar sem direção. As empresas não saberiam quem é seu público-alvo, qual mercado é melhor para seu aplicativo e, o mais importante, o conjunto de recursos considerados obrigatórios e quais recursos serão adicionados posteriormente como adicionais.

Além disso, a pesquisa de mercado também ajuda a manter o projeto de desenvolvimento de aplicativos dentro do orçamento. Ela também auxilia a equipe de marketing a apresentar ideias exclusivas e aumentar a popularidade do aplicativo.

Uma análise detalhada do mercado para seu aplicativo de negócios fornecerá insights valiosos e o impedirá de cometer erros terríveis. Além disso, como você entenderá os pontos fracos dos clientes, não sobrecarregará o aplicativo com recursos desnecessários.

A pesquisa de mercado aprofundada também ajuda você a se tornar o pioneiro em seu setor, usando aplicativos como plataforma para ajudar sua empresa a alcançar resultados maiores.

Vantagens da pesquisa de mercado

Os benefícios que as empresas obtêm com a pesquisa de mercado para desenvolver um aplicativo de ponta são imensos. Listamos algumas das principais vantagens abaixo:

Coleta de dados mais rápida

A pesquisa de mercado para aplicativos permite uma coleta de dados mais rápida. Como os clientes da nova era usam seus smartphones mais do que qualquer outro dispositivo, é mais fácil obter respostas mais rápidas por meio de um aplicativo.

Melhores insights

Ao fazer uma pesquisa aprofundada, os insights não se limitam apenas às perguntas baseadas em texto. Você pode avaliar o comportamento do cliente a partir de vários pontos de contato, como sua plataforma de mídia social, fotos, áudio, vídeo, etc. A pesquisa de mercado fornece um conjunto de dados mais diversificado para análise posterior.

Aumenta o valor da marca

As necessidades e desejos dos consumidores estão em constante mudança. Assim, torna-se difícil para as empresas encontrar seu público-alvo principal ou quais seções de um mercado estarão mais interessadas em seu aplicativo. A pesquisa de mercado ajuda a promover o relacionamento cliente-marca e, eventualmente, a aumentar o valor da marca.

Melhores resultados

Por meio de pesquisas de mercado de aplicativos, você pode aumentar a usabilidade de seu aplicativo. Várias pesquisas de mercado mostram que 80% dos usuários de smartphones checam seus telefones 15 minutos depois de acordar. Assim, quanto mais você se relaciona com seus clientes no aplicativo, maiores são as chances de crescer seu negócio.

O processo para conduzir pesquisas de mercado de aplicativos

É inevitável que os negócios tenham uma ideia clara sobre como conduzir suas pesquisas de mercado. Além disso, não existe um modelo explícito que define formas de conduzir pesquisas de mercado. Na busca por se diferenciar de seus pares, cada empresa conduz a pesquisa de sua própria maneira.

Em termos gerais, o processo de pesquisa de mercado é categorizado em duas categorias principais:

Pesquisa primária:

Na Pesquisa Primária, a empresa deve definir a real necessidade do aplicativo no mercado. Depois disso, eles devem projetar um modelo de negócios ideal para manter o aplicativo relevante no mercado. Assim que o modelo de negócios for finalizado, otimizar a estratégia de marketing para o aplicativo se torna a próxima etapa. A estratégia de marketing tem muito mais importância no mercado moderno, pois os clientes estão mais inclinados a serviços personalizados.

Pesquisa secundária:

A Pesquisa Secundária concentra-se principalmente na principal força do aplicativo. Quando você define a força central do aplicativo, encontrar seu público-alvo se torna fácil. Além disso, a empresa pode otimizar sua estratégia de mídia social e atender a cada um de seus clientes-alvo individualmente.

Como realizar pesquisas de mercado para um aplicativo?

No mundo dos negócios modernos, a vida útil dos aplicativos é muito volátil. Portanto, as startups precisam ter certeza de que estão fazendo tudo certo no que se refere a entender as necessidades dos clientes. O marketing de aplicativos ajuda as empresas a se manterem firmes em suas decisões e a tomar as melhores decisões de acordo com a situação.

Existem várias maneiras de realizar pesquisas de mercado. Listamos algumas:

Comparando as ideias de aplicativos

Mecanismos de pesquisa e várias ferramentas de pesquisa podem ser úteis aqui. Pode ajudar as empresas a saber mais sobre a demanda do mercado. As empresas podem analisar se há uma demanda real por aplicativos com os recursos que selecionaram. Você pode usar ferramentas como o Google Trends e termos relativos de pesquisa para tornar seu aplicativo popular.

Criação de modelo de negócios

Ter um modelo de negócios será uma parte vital nas suas estratégias de pesquisa de mercado de aplicativos. Cada setor e seu nicho serão diferentes e terão um conjunto diferente de princípios a seguir. O modelo de negócios também pode atuar como um guia durante o processo de lançamento do aplicativo.

Definição de público-alvo

Além de saber quais são os problemas de seus usuários, você precisa definir quem são seus usuários reais. Além disso, definir um público-alvo também o ajudará a reorganizar seu modelo de receita.

Depois de entender o que seu público-alvo deseja, você incluirá apenas os recursos que são melhores para o aplicativo.

Entenda o que seus concorrentes estão fazendo

Depois de descobrir o modelo de negócios e seu público-alvo, não se esqueça de ficar de olho no que seus colegas estão fazendo.

De olho nas tendências da App Store

A pesquisa adequada da App Store é essencial, pois ajuda a decodificar os padrões de compra dos clientes. Os desenvolvedores de aplicativos devem sempre verificar os gráficos de popularidade para entender o que funciona no mundo dos aplicativos e desenvolver seus aplicativos de acordo.

Conclusão

O processo de desenvolvimento e marketing de aplicativos não teria direção sem estratégias adequadas de pesquisa de mercado. Assim, as empresas devem desenvolver uma estratégia concreta de pesquisa de mercado, pois ajudará a criar uma base sólida para construir um aplicativo para um público específico. Além disso, por meio de estratégias de pesquisa de mercado de aplicativos, a qualidade do produto final melhora imensamente.

Fonte: www.prismetric.com

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