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Com o ASO o seu app é colocado no campo de visão de quem está realmente interessado no que seu aplicativo pode oferecer, aumentando a chance de alcançar novos usuários.

Aplicativo lançado, e agora? Depois que seu app é lançado, é necessário fazer com que ele se destaque entre os milhares disponíveis e assim competir para entrar no ranking dos principais apps das lojas virtuais.

Ter apenas bom código e um app funcional não é suficiente para alcançar tanto sucesso. Por isso é importante encontrar desenvolvedores de qualidade para o seu projeto.

Porém, o assunto agora é sobre como conseguir aumentar os downloads do seu app com ASO. Para isso é necessário muito planejamento e atenção na hora de configurar as informações do seu aplicativo.

O que é ASO?

ASO é a sigla para App Store Optimization, ou seja, ASO são técnicas de otimização de busca nas lojas de aplicativos. Essas técnicas que vão garantir destaque para o seu app, fazendo com que os downloads aumentem, fazendo com que ele apareça para novos possíveis usuários, como resultado mais relevante quando fazem uma pesquisa nas lojas.

Com o ASO o seu app é colocado no campo de visão de quem está realmente interessado no que seu aplicativo pode oferecer, aumentando a chance de alcançar novos usuários.

Como aumentar os downloads do seu app com ASO?

Palavras-chave

Como já mencionamos, os usuários irão encontrar seu app a partir de buscas nas lojas; Logo, seu aplicativo precisa corresponder ao que os usuários estão pesquisando. Isso porque os algoritmos das lojas, procuram por termos relacionados ou iguais ao que o usuário pesquisou e lhe oferece um catálogo com os melhores resultados.

As palavras-chave devem aparecer na descrição e no nome do seu aplicativo. Essas palavras irão servir tanto para as lojas quanto para o Google, potencializando as chances de novos downloads.

Planejar as palavras-chaves para o ASO requer acompanhamento, pois existem alguns fatores que podem mudar as palavras-chaves: os algoritmos das lojas de apps, concorrência e até mesmo sua popularidade. 

Dessa forma, escolha com cuidado a palavra-chave do seu aplicativo. Ela deve corresponder às buscas dos seus usuários, então tente entender como ele faria a busca na loja de app. Crie uma lista desses termos e avalie quais podem ser mais relevantes para seu aplicativo, avaliando o volume de busca e o nível de concorrência da palavra-chave, ou seja, quantos outros aplicativos fazem uso delas e qual o grau de dificuldade você terá para rankear com este termo.

Nome do aplicativo

Além de carregar o nome que você escolheu para o seu app, o nome nas lojas também deve apresentar palavras-chave, especialmente quando seu app está na fase inicial e ainda é pouco conhecido.

Como já vimos, as palavras-chaves correspondem ao que os usuários buscaram. Assim, se o que foi buscado aparecer no nome do seu app, provavelmente os usuários se sentirão instigados a clicar e checar se o seu aplicativo é o que procuram.

Ícone

Seu ícone vai representar parte da credibilidade do seu aplicativo, pois um ícone que se comunique com o usuário, e transmita segurança, será fundamental para fazê-lo clicar no seu app.

Descrição

Seu futuro usuário finalmente te achou e clicou no seu app. E agora? Esse é o momento da descrição agir. Com ela você irá apontar o que seu app faz, os benefícios dele e outras informações que mostrem o que seu aplicativo tem de valor. É o seu momento de ser persuasivo e usar as palavras certas, inclusive as chave!

Gráficos de recursos

Junto da descrição, o gráfico de recursos também será um elemento bastante atraente para o seu aplicativo. Como uma imagem pode falar mais do que mil palavras, os gráficos de recursos servem para explicitar a aparência do seu aplicativo, o fluxo dele e os principais recursos.

Lembre-se: o gráfico de recursos deve ser mais um elemento de persuasão para aumentar os downloads do seu app. Ele serve para explicitar o que seu aplicativo faz de forma que envolva seu futuro usuário.

Vídeos

Além de usar elementos estáticos no gráfico de recursos, seu aplicativo também pode apresentar um vídeo. Ele pode ser um resumo do que foi apresentado na descrição e gráfico de recursos, mostrar o fluxo e funcionamento do seu app, ou alguma outra ideia que você tiver.

Conseguir o aumento de downloads em seu aplicativo, vai além do desenvolvimento. É necessário fazê-lo atrativo aos olhos dos usuários e conquistar a atenção deles, causando uma boa impressão. 

Invista em um bom design e também nas pesquisas de palavras-chave, pois esses dois elementos servirão de base para os outros requisitos necessários para o ASO.

Para aumentar a popularidade do seu app e assim conseguir mais downloads, é aconselhado que você aposte no marketing, online ou offline. Cada um vai exigir diferentes planejamentos, mas podem trazer melhores resultados no volume de downloads. 

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Fonte: www.usemobile.com.br

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Raquel Passarela

Analista de Marketing

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