post

Ao se pensar em criar um aplicativo, algumas perguntas devem ser respondidas. Entre elas está: quero desenvolver um aplicativo nativo, um web App ou um aplicativo híbrido?

Para responder a essa pergunta, alguns fatores devem ser analisados. Cada um é desenvolvido de uma maneira e você deve pensar quais funções seu App oferecerá aos usuários, pois esse fator interfere diretamente no tipo de desenvolvimento. Seu aplicativo sempre deve oferecer uma boa experiência ao usuário, então você deve analisar aquele tipo que conseguirá suprir as necessidades deles.

Claro que as três formas apresentam tempos diferentes de desenvolvimento. Logo, você deve analisar se o tempo de cada tipo se adequa ao prazo que você pretende lançar seu aplicativo e se o orçamento está dentro do planejado.

As perguntas exaltadas acima e qual o melhor tipo de desenvolvimento, você confere a seguir!

O que é um aplicativo nativo?

Aplicativo nativo é exatamente o que te vêm à cabeça quando se fala em aplicativo. É o tipo de aplicativo comumente encontrado nas lojas de aplicativos. São construídos em uma linguagem exclusiva para um determinado sistema operacional.

Existem dois tipos de sistemas operacionais dominantes nos smartphones: Android e iOS. A diferença entre eles não é apenas estética, pois o que foi desenvolvido para um não funciona no outro. Afinal, cada plataforma apresenta suas próprias ferramentas e elementos de interface.

Um aplicativo nativo é programado na linguagem do seu respectivo sistema, como Java e Kotlin no Android e Objective-C e Swift no iOS — mas há também outras linguagens para cada sistema.

Características

Por serem programados exclusivamente para o sistema operacional, o aplicativo nativo é mais rápido e confiável que os demais. Isso porque ele apresenta uma melhor experiência para o usuário ao conseguir utilizar todos os recursos oferecidos pelos smartphones como câmera, GPS e notificações push.

Essa programação própria para o sistema operacional faz com que o desempenho do aplicativo nativo seja muito bom. Aplicativos nativos também possuem um maior tempo de utilização do que os demais por poderem funcionar sem conexão à internet.

Ao se programar um aplicativo nativo, os desenvolvedores respeitam a um padrão de design. Guias são oferecidos para cada sistema operacional, como o guia de design Android e o guia de design iOS, que contém as melhores práticas para proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Nesse tipo de aplicação, os desenvolvedores utilizam o chamado Ambiente de Desenvolvimento Integrado, vulgo IDE. Ele fornece ferramentas que auxiliam na construção do aplicativo e auxiliam a agilizar o processo. Juntamente com o know how que a equipe de desenvolvedores já possui, o processo fica ainda mais rápido e efetivo.

Alguns exemplos de aplicativos nativos que são excelentes e provavelmente você utiliza são: WhatsApp, Facebook Messenger, Waze e Uber.

O aplicativo nativo apenas funciona na plataforma que ele foi desenvolvido. Caso você o queira em mais de uma plataforma, pode optar por um plano de desenvolvimento que englobe tanto Objective-C como Javascript.

Os custos também podem ser um pouco mais elevados por você ter que manter os aplicativos em cada App Store. Mas a opção do seu usuário baixar seu aplicativo, usá-lo offline e o bom desempenho que ele terá valem o investimento.

O que são Web Apps

Web App não é um aplicativo real e não estará disponível nas App Stores. Na verdade, é um site desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis. Possui uma programação que reconhece que o usuário está acessando por um smartphone e se adapta a ele.

Os códigos otimizados para dispositivos mobile oferecem uma boa experiência ao usuário. Quando a ideia é apenas apresentar conteúdo ou apenas ter presença mobile online, eles são uma excelente opção por serem mais baratos e fáceis de desenvolver. Toda sua programação é feita utilizando HTML5, Cascading Style Sheets (CSS) e Javascript.

Como é um site, o web App pode ser acessado de qualquer sistema operacional, desde que possua um navegador como o Google Chrome e o Safari instalado. Como você não faz o download do web App, ele não consome memória do seu celular.

O Web App necessita de conexão com a internet para ser acessado e não consegue utilizar todas as funcionalidades do seu dispositivo. São mais lentos que os aplicativos nativos por não serem integrados ao sistema operacional.

Como o web App não estará nas lojas de aplicativos, você perde uma importante fonte de tráfego e de downloads. Sua logo marca não fica na tela do usuário o tempo todo e o seu acesso costuma ser menor que o de um aplicativo nativo. Além disso, sua base de usuários recorrentes será menor e eles precisam fazer login para acessar o app.

Ademais, os web apps não apresentam a mesma segurança que os outros tipos de aplicativos, podendo comprometer seu dispositivo. O CifraClub é um bom exemplo de webapp para você acessar e experimentar.

O que é um aplicativo híbrido?

O aplicativo híbrido, como o próprio nome já sugere, é uma mistura de um aplicativo nativo e um web App.

O aplicativo híbrido é construído na linguagem HTML5, CSS e Javascript, assim como o site mobile. Esse código é alocado dentro de um container, integrando as funcionalidades que o seu dispositivo oferece, oferecendo uma experiência melhor ao usuário que os web Apps.

Assim, apenas uma parte do código nativo deverá ser escrito para esses apps. Isso possibilita que apenas uma parte do código seja reescrita caso queira oferecer o aplicativo para outra plataforma.

Eles estarão disponíveis para download nas lojas de aplicativos, oferecendo um canal de tráfego e download. Da mesma forma como o aplicativo nativo, o híbrido apresenta um custo de manutenção nas lojas.

Além disso, os híbridos são mais simples e, consequentemente, mais rápidos de desenvolver, e não é necessário fazer o download sempre que uma atualização for feita em seu aplicativo. Mas sua utilização ainda dependerá da conexão com a internet e da velocidade da mesma, não funcionando tão rápido quanto um aplicativo nativo. 

No entanto, isso não exclui a possibilidade de algumas funções do app funcionarem offline, mas a internet é necessária para as atualizações do aplicativo.

Para funcionar corretamente em qualquer plataforma, o aplicativo híbrido necessita de um certo tempo e trabalho duro dos desenvolvedores. Em algumas situações eles podem ter o custo bem parecido com um aplicativo nativo, dependendo do quão excelente você quer que seja a experiência oferecida ao usuário.

Um exemplo de aplicativo híbrido é o da fintech Nubank, cujo desenvolvimento saiu do nativo e migrou para o Flutter.

Mas afinal, qual é o melhor?

Não existe uma resposta para essa pergunta, tudo depende de sua análise e do propósito do seu aplicativo. Aumentar a produtividade da equipe, automatizar processos, se aproximar dos clientes ou fortalecer a marca. São várias as possibilidades e razões para sua empresa possuir um aplicativo.

Analise o quanto você tem para investir, o tempo de desenvolvimento planejado e as funcionalidades que o aplicativo terá. Lembre-se do foco em garantir uma boa experiência para o usuário. O aplicativo só será um sucesso se ele resolver o problema das pessoas de maneira fácil e prazerosa. Por isso garanta agilidade de carregamento e uma interface simples e interativa.

Pense em qual das três formas atenderá melhor para você ou seu negócio e invista em um aplicativo nativo, web ou híbrido.

Conhece mais exemplos de aplicativos que não citamos? Comente com a gente!


Fonte: www.usemobile.com.br

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.