Outsourcing de desenvolvimento de software: como e por quê?
Este artigo vem para responder o que é e o porquê de empresas adotarem o outsourcing de desenvolvimento de software.
A terceirização de TI engloba muitos serviços que podem ser prestados, da infraestrutura ao desenvolvimento. Quem recorre a ela obviamente quer desfrutar dos benefícios que a prática oferece. Afinal, empresas como Slack e GitHub adotaram o outsourcing de desenvolvimento de software por se tratar de uma estratégia interessante para os negócios delas.
Este artigo vem para responder o que é e o porquê de empresas adotarem o outsourcing de desenvolvimento de software.
O que é outsourcing de desenvolvimento de software?
A palavra inglesa “outsourcing” significa “terceirização”, logo, se trata da terceirização do desenvolvimento de software. Em termos práticos, contratar uma empresa especializada para desenvolver uma aplicação para a sua empresa.
Softwares são quaisquer programas que rodam em dispositivos, sejam computadores, consoles ou mobiles. Dessa forma, podem ser terceirizados o desenvolvimento de softwares desktop, aplicações web, jogos e aplicativos para celular.
Por que empresas terceirizam o desenvolvimento de software?
Foco no negócio e otimização de tempo
Embora as empresas visem solucionar problemas, todas elas buscam o lucro. Este foco na estratégia de negócios é o que chama atenção para o outsourcing de desenvolvimento de software. Isso porque é mais fácil demandar de alguém do que investir tempo executando algo que outros podem desempenhar mais rápido — e melhor.
No caso de empresas, seria necessário parar o time de TI, caso exista, para este novo backlog; ou recrutar novos profissionais.
Recrutamento e redução de custos
A grande problemática no recrutamento é o desafio da procura, visto que existem poucos desenvolvedores comparada à vastidão de oportunidades de emprego. Logo, sua empresa deve constituir um cenário atraente para atrair novos talentos, competindo, inclusive, com as empresas que vendem serviços de desenvolvimento.
Dessa forma, recrutamento e seleção representa tempo e investimentos que poderiam ser economizados e investidos no outsourcing de desenvolvimento de software. Ou seja, a terceirização economiza tempo e dinheiro.
Afinal, sua empresa estaria pagando pelo extenso tempo de trabalho do setor de recrutamento, pelo salário dos funcionários (sua empresa precisaria de mais de um), treinamentos e os encargos sociais que representam 37% do salário líquido.
Além de que o relacionamento pode ser encerrado sem grandes burocracias.
Segurança e experiência
Mais do que isso, contratar uma empresa desenvolvedora é mais seguro nos sentidos de confiabilidade, habilidades e experiência. Afinal, processos seletivos já foram realizados e projetos desenvolvidos. Assim, o know how necessário para o projeto da sua empresa já é garantido.
A empresa de desenvolvimento fará tudo aquilo que estiver planejado para a aplicação. Portanto, todos os requisitos de software, identidade visual e afins serão seguidos.
Tecnologias atualizadas
Empresas que trabalham com o desenvolvimento de software devem se manter atualizadas sobre as novas tecnologias. Caso contrário, elas têm muito a perder na estratégia de diferenciação competitiva.
Isso significa que as boas práticas de desenvolvimento são aplicadas e é garantida a qualidade no produto final com o know-how constantemente renovado.
Gestão
O time responsável pelo desenvolvimento do seu software ficará sob gestão da empresa a que pertence.
Logo, toda a orientação de backlogs, encaixe do projeto dentro do orçamento, engajamento da equipe e outras habilidades de gestão ficam por conta da terceirizada.
Contratos de terceirização de software
Cada projeto de desenvolvimento exige um escopo e tempo de dedicação diferenciados. Para atender as exigências, devem ser realizados contratos adequados às demandas.
São eles:
Body Shop ou Staff Augmentation: aluguel de desenvolvedores para trabalhar sob gestão da sua empresa como se fossem profissionais in-house;
Time dedicado: aluguel de horas mensais de desenvolvimento exclusivamente para a sua empresa, sob gestão da terceirizada;
Contrato por escopo: contratar o desenvolvimento de projetos de escopo aberto e fechado, ambos com prazos de finalização definidos.
O Body Shop é uma alternativa ao outsourcing de TI, sendo que as principais diferenças estão no volume de profissionais, os agentes por trás da gestão deles e o tempo de desenvolvimento do projeto.
Enquanto isso, o time dedicado — também chamado de squad dedicado ou alocação de time — é uma derivação do contrato de escopo aberto. No entanto, a dedicação exclusiva é por tempo indeterminado ou longo prazo (um ano para mais).
Os riscos do outsourcing de desenvolvimento de software
Existem alguns riscos para a parceria de desenvolvimento de software. Todos eles possuem suas respectivas soluções que virão após o levantamento destes riscos. Afinal, um relacionamento de TI duradouro tem lá os seus segredos.
Siga a leitura!
Comunicação
Em exceção o body shop de TI, os moldes de time dedicado e contratação por escopo têm risco de problemas com a comunicação. Em função da gestão do projeto nas mãos da terceirizada, informações podem se perder no caminho.
Além disso, a possibilidade de contratar empresas de outros países oferece desafios quanto aos fusos horários, cultura e idiomas diferentes. Por isso, escolha a empresa de desenvolvimento que garanta o alinhamento contínuo e que quebre com essas três barreiras.
Além disso, esteja sempre com as ferramentas de gestão por perto.
Compreensão sobre o projeto
É plausível que você não conheça de softwares e sinta dificuldade para elaborar o escopo do projeto, até porque seu negócio pode não ser de tecnologia. Portanto, é importante que os requisitos de software e as visões sobre o produto estejam bem alinhados para que não exista divergências entre sua empresa e a desenvolvedora.
Assim, é muito interessante que a ideação do projeto seja feita sob orientação ou em conjunto com a empresa de desenvolvimento de software.
Segurança
Considerando que um órgão terceiro estará contribuindo para a sua empresa, informações internas serão repassadas para que o desenvolvimento se alinhe. Logo, há o risco de vazamento de dados.
Para se prevenir e evitá-los, você deve procurar por uma desenvolvedora que garanta segurança das suas informações e que tope assinar um contrato de confidencialidade. Você também pode adotar políticas de governança orientadas à LGPD.
Como escolher o parceiro ideal?
Alguns pontos de atenção já foram mencionados ao longo do artigo, mas os trarei novamente para facilitar e com adicionais.
Procure por empresas de outsourcing de desenvolvimento de software que:
Se comuniquem com você e sua empresa de forma ativa e frequente;
Esteja bem alinhada com as necessidades do seu projeto;
Possua a experiência e as habilidades necessárias;
Garanta a proteção das informações da sua empresa;
Te instrua a montar o escopo do projeto;
Se mostre ser a verdadeira solução para a sua empresa.
Todas essas qualidades e outros requisitos fazem parte da Doutbox. Se for do seu interesse desenvolver softwares mobiles, envie um pedido de orçamento!
Fonte: www.usemobile.com.br