post

Com a evolução das tecnologias no desenvolvimento mobile a demanda por projetos vem crescendo muito.

Empresas começaram a desenvolver aplicativos, quando visto a agilidade de poder fazer qualquer coisa na palma da mão. E lógico, que a Doutbox não ficaria de fora disto. 

Hoje temos diversos projetos de diversas áreas diferentes, tanto de transportadoras quanto de aplicativos de festas e isso tudo se torna viável por causa das tecnologias e da criatividade do cliente e empresa.

Como prova da evolução no desenvolvimento mobile e a importância de ter um aplicativo como portfólio para a empresa, podemos usar grandes marcas como referência, como a Nubank, Alibaba, Tencent, Toyota, serviços da Google e por aí vai.

Decidimos desenvolver por algumas razões, podemos começar pela facilidade de acesso, ter um sistema na palma da mão, realmente é algo incrível! Podemos desenvolver e ampliar mais as soluções para nossos clientes. Para administrar tudo isso, precisamos de uma arquitetura e planejamento, desde a validação do layout com o cliente até a publicação do aplicativo nas lojas como play store e apple store. Estamos sempre analisando e pensando em nossas ações para termos excelentes entregas para o cliente final.

Em alguns momentos no desenvolvimento encontramos algumas dificuldades no caminho, podemos começar citando a comunidade de desenvolvedores brasileiro, que atualmente vêm crescendo bastante. E o que eu acredito ser um dos maiores problemas, é o “melhor caminho” durante o desenvolvimento, hoje é possível resolver os problemas de N maneiras, o que gera muitas dúvidas entre qual caminho escolher para que não haja arrependimento futuro.

Tecnologias utilizadas para desenvolvimento

Em meados de 2019, após analisar os prós e contras, adotamos a tecnologia Flutter - uma ferramenta criada pela Google - para desenvolver aplicativos. Uma das vantagens que nos interessou muito é o recorde na velocidade em que levamos para desenvolver o layout de aplicativos em geral. Como focamos em desenvolvimento ágil, o Flutter conseguiu suprir isso para nós.

Claro que, para entregarmos diferentes soluções diariamente, apenas uma ferramenta para desenvolvimento de aplicativo não é o suficiente, por isso, usamos o que nós chamamos internamente de “DoutStack”. Como resumo geral, uma stack nada mais é que um conjunto de ferramentas para a solução de um problema em forma de software.

A “DoutStack” é composta pelas principais linguagens de programação Dart, PHP e claro, utilizamos tecnologias como Javascript e/ou JQuery. E os frameworks que nada mais é que uma ferramenta com mais utilidades criada a partir de duas linguagem de programação, são elas: Laravel e Flutter.

Acreditamos muito nesta stack, visto que ela atende às nossas demandas e que está crescendo muito em relação à tecnologia e comunidade, principalmente no Brasil, onde começamos a ser muito mais reconhecidos e valorizados para o exterior. E claro, somos um time mente aberta e adaptável, que se algum dia essas tecnologias se tornarem velhas ou surgirem melhores, não há motivos para não evoluirmos juntos, o limite é a nossa criatividade.

author
João Witor

Desenvolvedor

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.