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Quando o assunto são aplicativos, é inegável que existem muitos espalhados por aí. A relevância dos apps se comprova com o fato de que houveram 29,6 bilhões de downloads de aplicativos no terceiro quadrimestre de 2019, segundo relatório da Sensor Tower.

Contudo, alguns se destacam mais do que os outros, nos deixando com a dúvida: como se destacar e aumentar o engajamento no seu app?

Assim como qualquer coisa, só nos fidelizamos a uma marca ou produto quando nos identificamos com eles e vemos utilidade. Portanto, esses são alguns pontos que todo aplicativo deve obedecer para aumentar o engajamento no app. Já adianto que o design é um fator fundamental para que isso se torne efetivo. Quer entender como? Siga lendo e veja 7 dicas valiosas!

1. Implemente API de autenticação

Muitos aplicativos solicitam um cadastro para acessar as diversas funcionalidades disponíveis, o que é válido e justo. No entanto, precisar preencher um formulário longo pode ser desgastante para o usuário. É aí que a API de autenticação entra em cena. 

Realizar o login a partir de uma conta do Facebook ou Google só é possível graças a ela, tornando o cadastramento muito mais fácil e ágil. Isso se justifica com a premissa de que os usuários tomam decisões em poucos segundos. Nessa lógica, eles podem desistir do seu aplicativo ao deparar com uma barreira que irá tomar muito tempo.

Portanto, use APIs de autenticação e otimize o tempo do seu usuário!

2. Tenha presença digital

O fato é: os aplicativos só são acessados por dispositivos com conexão à internet. Logo, quem tem um smartphone também tem presença digital, portanto seu aplicativo deve ter também!

Contudo, essa presença merece atenção, evitando criar contas que existem por existir. As redes sociais oferecem muitas oportunidades, indo desde a compreensão do comportamento do público até um contato de forma direta. Esses dois benefícios estão diretamente ligados ao aumento do engajamento no seu app.

Veja, se você sabe exatamente como os seus usuários se comunicam, seus gostos e que tipo de conteúdo eles preferem, você deve usar isso como estratégia para aumentar o engajamento se adaptando a essa demanda! A comunicação de igual para igual ajuda, e muito, na identificação. Afinal, gostamos de nos relacionar com nossos semelhantes e os negócios dependem das relações positivas para se sustentarem. Isto é, as pessoas só compram e interagem com quem elas gostam.

Portanto, faça com que a presença digital do seu aplicativo seja personalizada para os seus usuários! Crie motivos para que eles se mantenham ativos no seu app! O Instagram da Netflix é um excelente exemplo para se tomar como base!

3. Comunique através das notificações push

Parte desses conteúdos descritos acima podem vir através das notificações push. Elas são excelentes estratégias para levar os usuários de volta para o seu aplicativo, aumentando bastante o engajamento no seu app. 

Afinal, elas funcionam como pequenas chamadas que irão aparecer na frente dos olhos do seu usuário — quase não tem como escapar. E para que sejam efetivas, as mensagens devem trazer gatilhos mentais para gerar vontade de clicar e abrir seu aplicativo, assim como o iFood faz para enviar cupons de desconto!

4. Otimize a aparência do seu app

A frase “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira. Dentro das técnicas de otimização para lojas de aplicativos (como veremos ao fim do artigo), a aparência e apresentação do aplicativo é um fator decisivo para que um usuário instale ou não no seu app. Geralmente, essa decisão é tomada em poucos segundos. Se as pessoas se sentem atraídas pelo ícone, a probabilidade de aumentar o engajamento no seu app é significativa.

Portanto, seu aplicativo deve estar apresentável nas lojas de aplicativos. Para isso, verifique se o ícone do seu aplicativo está realmente atrativo para o seu usuário. Portanto, questione: o ícone passa algum valor? Ele transmite segurança e credibilidade? Se a resposta for sim, perfeito. Se não, vale a pena repensar a identidade visual.

Assim, conte com a psicologia das cores como forte aliada. Já parou para pensar porque a Uber usa preto? Essa cor é usada para transmitir luxo, algo que podemos sentir ao navegar no aplicativo e fazer uso do serviço de motorista particular. Enquanto isso, o vermelho é uma cor que remete à urgência e fome, se tratando de valores que fazem muito sentido para a proposta do iFood. 

Isso também deve aparecer nos screenshots e vídeos de apresentação do seu app na loja de aplicativos. E já que se trata da identidade visual da sua marca, nada mais justo do que aplicar essa identidade nas redes sociais também! Nunca se esqueça da sua presença digital!

5. Pense na experiência do usuário

Também cabe falar de experiência quando nos referimos às primeiras impressões. Se um usuário tiver facilidade de usar o aplicativo, como realizar um cadastro a partir de redes sociais, as chances dele retornar ou se fidelizar ao seu aplicativo são muito maiores.

Para isso, o design do aplicativo deve ser pensado nos usuários e na forma que eles interagem com o app. Para isso, é relevante também levar em conta os modelos de celulares usados por eles, pois a experiência é diferente entre displays maiores e menores.

Em casos de celulares com telas grandes, o manuseio com uma só mão é comprometido, tornando o acesso aos ícones superiores difícil. Assim, tenha sempre em mente o mapa de calor do uso dos smartphones, facilitando a visualização do grau de dificuldade de acesso às informações da tela, permitindo organizar a hierarquia das informações do app. A ausência dessa hierarquização pode deixar o usuário confuso, o que não é o objetivo.

Ademais, é importante que a interface do usuário seja personalizada. Isto é, as informações estejam de acordo com os gostos e preferências. Os algoritmos são os responsáveis por fazer isso, pois eles irão aprender sobre cada usuário para oferecer conteúdos personalizados.

Além de aumentar a taxa de conversão, a personalização traz benefícios para o engajamento no aplicativo, pois melhora a experiência ao oferecer conteúdos relevantes para o usuário. Isto é, tornando o aplicativo útil!

6. Esteja atento ao que falam do seu aplicativo

Também visando a experiência do usuário, acompanhar as avaliações do seu aplicativo é essencial para garantir a melhoria contínua dele. Se as pessoas estão falando bem é porque ele está funcionando adequadamente e vice-versa. 

E como o cliente tem razão na maioria das vezes, atendê-lo significa aumentar o engajamento no seu app. Basta vasculhar a lista de comentários e avaliações dos aplicativos para ver que os usuários geralmente estão dispostos a falar sobre a experiência deles, trazendo até mesmo sugestões de melhorias! 

Como não dá para prever tudo nos períodos de testes, essas avaliações serão as aliadas para melhorar a performance do aplicativo e fazer com que os feedbacks sejam cada vez mais positivos.

Importante ressaltar que as boas avaliações também são critérios para se destacar nas lojas de aplicativos!

E para garantir um atendimento responsivo e eficiente das demandas dos usuários, é interessante adotar o outsourcing de TI para ter um time dedicado exclusivamente à você e ao seu app, corrigindo todos os bugs e adicionando funcionalidades ou demais demandas que podem partir de você ou dos usuários — desde que faça sentido!

7. Faça do seu app um jogo

Essa estratégia tem tudo a ver com o funcionamento do cérebro humano. Nós gostamos de jogar porque a sensação de prazer e recompensa é gratificante para nós. Isso acontece pois nosso cérebro libera dopamina (hormônio responsável por essas sensações) durante essas situações, se tratando de um tipo gatilho mental.

E já que gostamos de uma boa recompensa, a gamificação vem como uma excelente estratégia para aumentar o engajamento no seu app. O app da fintech Neon faz uso da gamificação ao oferecer benefícios quando uma tarefa for completada, estimulando o uso contínuo do aplicativo.

No entanto, antes de aplicar a gamificação no seu app, certifique se a ideia é executável. Nada adiantará estabelecer atividades que são impossíveis de serem realizadas, fazendo com que a experiência seja negativa e diminua o engajamento. Por isso, mantenha a gamificação simples e adequada ao seu público.

Dessa forma, entenda a faixa etária do seu público, o que eles gostam de fazer nas horas livres (isso pode incluir o seu app), a região onde estão e etc. Essas informações também servirão para estabelecer as recompensas a serem oferecidas. 

Como já mencionado outras vezes aqui, a personalização também é um fator que contribui para o aumento do engajamento nos apps!

Dica extra: métricas para ficar de olho

De nada adianta aplicar todas essas dicas sem ao menos ter um parâmetro para avaliar a performance delas. Assim, é preciso estabelecer um objetivo para esse aumento do engajamento: ter mais lucro? Aumentar uso no aplicativo? Diminuir o volume de desinstalações? 

Cada uma dessas perguntas podem ser analisadas através de métricas diferentes: o ROI (Retorno sobre o Investimento), taxa de retorno e taxa de rejeição, respectivamente. Porém, não é possível analisar tudo de forma separada, pois uma influencia na outra. 

Por isso, recomendo que você fique atento às técnicas de otimização para as lojas de aplicativos, também conhecido por ASO. Através delas que você saberá como destacar seu app nas lojas e as métricas que precisa ficar de olho! 

Concluindo

Aumentar o engajamento no aplicativo é uma tarefa que requer atenção diária. Analisar e atender o que dizem sobre o seu app e como o público interage com ele é um dos fundamentos primordiais para alcançar sucesso.

Dessa forma, a presença online nas redes sociais será o braço direito na hora de estabelecer conexões profundas e verdadeiras com seus usuários, permitindo saber o que eles gostam e como melhor atendê-los. 

Além de trazer aumento no engajamento, se aproximar do seu cliente é uma das formas de mantê-lo ativo no seu aplicativo.

Fonte: usemobile.com.br

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