post

O Termo de Abertura de Projeto é um dos documentos que fazem parte de todo o ciclo de vida do projeto. E como o próprio nome diz, é o documento que formaliza o início do projeto, ou seja, que abre o processo de desenvolvimento.

Cada etapa é importante, desde o planejamento inicial envolvendo definição de escopo, cronograma de projeto, orçamento, riscos, definição de equipe, até as entregas efetivamente. Mas a parte inicial também é muito importante e o Termo de Abertura não é mera formalidade. Esse termo é como se fosse a identidade do projeto, que vai credenciá-lo a ser criado formalmente dentro da organização.

O que é termo de abertura de um projeto?

O termo de abertura do projeto é um documento que formaliza o início de um projeto, confere autoridade ao gerente de projeto e agrupa todas as informações necessárias para a execução das atividades envolvidas. 

Neste termo devem constar os objetivos e benefícios do projeto, estudos de viabilidade, restrições de prazo, orçamento, datas de entrega em nível macro, eventuais características descritas pelo cliente, nome do gerente de projeto que será responsável.

Devem constar também marcos de etapa, que são as entregas mais importantes do projeto e a equipe que deverá atuar no detalhamento do planejamento do projeto.

É a partir desse documento que o gerente de projeto terá autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais e designar a equipe para a sua execução.

Enfim, é o Termo de Abertura de Projeto que dá a autorização formal para o projeto ser iniciado e deve ser disseminado entre todos os envolvidos.

Como elaborar um termo de abertura de projeto?

Abaixo vamos citar todos os itens que devem ser trabalhados em um modelo de termo de abertura de projeto, que poderá lhe ajudar a entender melhor a importância desta tarefa no início do ciclo de vida do projeto.

Descrição do projeto

Descrição completa de tudo que deve conter nesse projeto.

Termos de contrato

Termos do contrato aceito pelo cliente, com custos e despesas do projeto

Designação

Definição do gerente de projeto, responsável por assegurar que os requerimentos do cliente sejam satisfeitos e que todos os produtos e serviços cotados ou contratados sejam entregues. 

Justificativa do projeto

Porque o projeto deve ser feito. Quais os problemas que existem que justificam a existência do projeto.

Objetivos

O que o idealizador do projeto pretende obter com ele. Exemplo:  aumentar o faturamento em 10%, no prazo de 6 meses após a implantação.

Produtos e principais requisitos

O produto é o que vai ser entregue quando o projeto for concluído até o final. São os outputs. 

E os requisitos são as características dos produtos que o projeto precisa atender.

Marcos

São  os momentos de mais importância do projeto, que são as datas de entregas mais importantes.

Definição da equipe

Definição da equipe que fará parte da construção do projeto. 

Orçamento e restrições

Ideias de custos que o projeto terá para sua implementação. E limites que já são conhecidos e impactarão no projeto em termos de prazo e orçamento.

Riscos

No termo de abertura de projeto, o mapeamento de riscos é muito importante, sob o ponto de vista de negócio.

Considerações finais

Nós da Doutbox temos um processo de desenvolvimento de projetos que envolve a criação do Termo de Abertura, visto que, ele promove o entendimento dos objetivos de negócio que justificam a execução do projeto, baseando-se no estudo de viabilidade e planos de negócio que orientaram sua existência.

Tendo concluído muitos projetos, entendemos que seguir todas as etapas é fundamental para entregar um produto completo. Isso porque a nossa empresa tem como principal objetivo democratizar esta prática, apresentando soluções únicas e inovadoras.

Solicite um orçamento com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.


author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

Enviar uma mensagem

Nós adoraríamos ajudar. Por favor, forneça alguns detalhes e entraremos em contato em breve.