post

Desenvolver um aplicativo móvel e garantir a usabilidade envolve muitos desafios. Os detalhes e elementos de design dentro desse processo são essenciais para satisfazer o usuário.

Vários elementos são fundamentais para que o aplicativo cumpra seu papel e não confunda o consumidor. O layout, por exemplo, deve garantir uma boa usabilidade ao usuário, ou seja, a aplicação deve funcionar em qualquer dispositivo móvel, a qualquer hora e para qualquer pessoa.

Elementos que influenciam o usuário

Conheça alguns elementos que influenciam a boa ou má experiência do usuário, relacionados ao layout, que auxiliarão seus usuários a se engajar e não dar uma nota ruim ao seu app.

  • Cores

    As cores são fundamentais no seu projeto e qualquer coisa que envolva design. Minha dica é a seguinte, utilize cores quentes – vermelho e laranja, por exemplo – para incentivar ações e cores frias – azul e verde – para transmitir uma imagem de qualidade.
  • Ícones

    Para tornar a visão clara das ações dentro do seu aplicativo, é recomendado a utilização de ícones, onde apenas com um clique, o seu usuário tem acesso à categoria que deseja. O tamanho ideal geralmente utilizado é de 11x11 pixels, mas isso pode variar de acordo com a plataforma que está sendo desenvolvido seu app.
  • Fontes

    Nesta etapa você precisa encontrar um equilíbrio que possibilite seu usuário ter fácil leitura sem precisar se aproximar muito da tela ou até mesmo aplicar o zoom. O ideal é utilizar fontes fora do convencional.
  • Padrões de interação

    Opte sempre pela escolha de interações conhecidas – arrastar, clicar, rolar, selecionar – são padrões que seu usuário já está familiarizado e cuidado com algo muito novo ou diferente, isso pode confundir-lo e faça com que ele abandone seu app.

    Um exemplo para que você possa entender e compreender onde e como utilizar os padrões são os menus laterais, que ocupam apenas uma parte da tela e você pode prever a ação de arrastar, bem conhecida pelos usuários.
  • Número de cliques

    O aplicativo surgiu para facilitar o dia a dia das pessoas e o que elas desejam é realizar o que precisam o mais rápido possível. Não esqueça da regra dos 3 cliques, toda ação deve ser feita em no máximo três cliques.
  • Botões de ação

    Procure sempre posicionar os botões no lado direito da tela, já que a maioria da população é destra e por essa razão os botões são sempre dispostos desse lado. E outra dica importante, contraste bem o seu botão, ele ajuda a orientar seu usuário.

Sempre teste seus layouts de aplicativos

Prevenir erros ou falhas que dificultem a utilização do seu usuário, é essencial. Teste sempre seus layouts de app, além de reduzir custos no desenvolvimento, influenciará positivamente na usabilidade e experiência do seu usuário.

Como você deve testar seu layout

Existem duas formas de realizar testes com seu app, a primeira é a inspeção de interface, onde um especialista em usabilidade faz uma inspeção completa da interface do app, avaliando a conformidade e diagnosticando se o fluxo permite atingir os objetivos propostos com os projetos, sem obstáculos. E a outra forma é a interação com o usuário, todas as interações são testadas na interface do sistema, onde tarefas distintas são testadas na aplicação para verificar se propõe realizar contextos específicos. Dessa forma é possível avaliar se tudo está funcionando corretamente e atendendo as regras de negócio. Essas duas formas permitem que você torne o app mais rápido e dinâmico.

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.