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Com o passar dos anos está se tornando cada vez mais comum substituir tarefas que antes eram feitas somente por humanos e agora passam a ser realizadas por máquinas. A nova inteligência artificial que está dominando o mercado recebe o nome de chatbot.

A seguir você vai conhecer o real conceito por trás dessa tecnologia e as vantagens para ser utilizada em sua empresa.

Os chatbots são software que simulam a fala humana e utilizam linguagem natural capazes de realizar negociações, fornecer informações e até mesmo auxiliar os usuários e mais do que isso, são ferramentas produtivas que facilitam as atividades entre as pessoas, tornando a comunicação natural e conseguem aprender novos conceitos com o próprio usuário através da conversa. Mas, para que isso funcione perfeitamente é utilizado um programa que necessita de uma interface gráfica apropriada para entrada e saída de dados e eles são desenvolvidos através de técnicas para reconhecimento de digitação, similaridades com caracteres e técnicas de PLN.

Para que você possa entender o funcionamento de um chatbot vou explicar em poucas palavras e de maneira simples a sequência. Existe uma mensagem do usuário e ela é classificada de acordo com sua intenção para que o módulo de reconhecimento de entidade fique responsável por obter uma estrutura de dados contendo informações na mensagem onde o gerador de respostas possíveis se baseia na base de respostas e no contexto da conversação para que force as possíveis respostas e o seletor realize a seleção da melhor resposta.

    Vantagens de ter um chatbot

    Agora que já sabemos o que é e como funciona um chatbot, vamos conhecer as principais vantagens dessa tecnologia que podem ajudar você a aumentar suas vendas e fidelizar clientes.
  • 1) Facilita os processos e obtenção de respostas

    Os chatbots podem ser utilizados para diversas finalidades, por exemplo, esclarecimento de dúvidas com mais agilidade, transmissão de conhecimento, eles repassam orientações e controlam processos.
  • 2) Muda a vida das pessoas

    Por ser conectado à internet, o chatbot apresenta condições de fornecer maiores quantidades de respostas, facilitando o dia a dia das pessoas.
  • 3) Capazes de resolver situações delicadas

    Muitos bancos e empresas dos setores de negociações já estão utilizando essa tecnologia para facilitar o atendimento e garantir que as pessoas não se sintam constrangidas em falar sobre dividas com um atendente normal, isso está garantindo o sucesso das negociações.
  • 4) Engajados e personalizáveis

    Eles podem preservar a identidade da empresa e criam expectativas positivas aos clientes que estão sendo atendidos através dessa tecnologia. Muitas pessoas imaginam que a comunicação será fria e impessoal, mas eles conseguem adotar o estilo dos melhores colaboradores e garantir um ótimo atendimento.
  • 5) São bem avançados

    Com uma base de dados bem estruturada e investimentos adequados essa tecnologia vai longe. Muitos chatbots com IA já estão bem mais avançados do que podemos imaginar.

Como você pode perceber essa é uma tecnologia que traz muitos benefícios para as empresas no que diz respeito a redução de tempo e custos em um atendimento. Se desenvolvida da forma correta a ferramenta é capaz de atender todos os requisitos pré-estabelecidos pela empresa e garantir resultados positivos para a organização.


author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

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