DOJOBOX: aprendendo tecnologia de um jeito diferente
Duas edições do DOJOBOX movimentaram o time de desenvolvedores(as) da Doutbox no mês de setembro e dezembro deste ano.
O que é o DOJOBOX?
Dojo, (pronuncia-se Dojô) é uma palavra de origem japonesa e significa “local de treinamento”. Portanto, o DOJOBOX vai se tornar um “local de treinamento de código da Doutbox”.
Qual o objetivo do DOJOBOX?
O objetivo é que todos os participantes contribuam para alcançar a solução do problema proposto, sendo permitido realizar interrupções para sanar dúvidas a qualquer momento.
O intuito de se realizar um DOJOBOX aqui na Doutbox é a diversão. Desafiar nossa tripulação de programadores(as) com novos problemas, novas linguagens, enfim, buscar novas soluções saindo da zona de conforto.
Lembrando que o Dojo não é uma competição sobre quem resolve o problema mais rápido, ou qual solução é melhor implementada.
Como funciona o treinamento?
Utilizamos o formato "Randori" nas duas edições, nele há a participação de todos. Nos dias dos eventos foi proposto uma "Missão" na qual o problema a ser resolvido e a programação é realizada em apenas uma máquina, por duplas.
A pessoa que está codificando é o piloto, e seu par o copiloto. A cada cinco minutos o piloto volta para a tripulação e o copiloto assume a condição de piloto. Uma pessoa da tripulação passa a assumir a posição de copiloto.
Foi definido que é a dupla quem decidia o que iria ser feito para solucionar o problema. Todos deveriam entender a solução, a mesma deveria ser explicada pelo piloto e copiloto ao final de seu ciclo de implementação.
A dinâmica funcionou da seguinte forma:
Foi escolhido 2 participantes (piloto e copiloto);
Cada piloto teve no máximo 5 min para construir a solução do problema;
Passou o tempo (+ 5 min) o copiloto assumia a missão como piloto e entrava um novo integrante da plateia como copiloto;
Quando os teste estão passando (verde) a plateia poderia opinar na resolução do problema;
Quando os teste não estavam passando (vermelho) a plateia deveria permanecer em silêncio - sem opinar - até que os testes ficassem verde novamente;
Lembrando que todos deveriam ficar atentos ao raciocínio desenvolvido pois qualquer um poderia ser o próximo a dar continuidade a missão;
Ao término da missão (no máx. 1h45) foi avaliado a solução construída e conversado sobre a atividade desenvolvida;
No final foi mostrado uma solução desenvolvida e realizada a análise do código.
Conclusão
O DOJOBOX possibilita aprender, pensar de forma rápida e coletiva, fazer testes, programar, conhecer novas linguagens, resolver problemas e mais um monte de coisas.
Veja que, a técnica do dojo faz você não ficar preso a uma linguagem. Além disso, utiliza uma dinâmica social ao invés de individual para abordar problemas de programação. Ou seja, todos olham para o mesmo desafio, para o mesmo código e isso exige reflexão e comunicação sobre o que você está fazendo.
É possível, inclusive, utilizar este momento para explorar problemas reais. Por isso, muitos programadores aproveitam para obter ajuda nas resoluções de desafios enfrentados em seus projetos profissionais.
E o mais importante de tudo: o DOJOBOX não é um medidor de conhecimentos! É só prática! Terão edições que alguns vão se destacar mais do que outros, tanto positiva quanto negativamente. O importante é resolver os problemas e ganhar mais experiências unidos.
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