post

Criado pelo Google, o Flutter é um Framework para o desenvolvimento de aplicativos mobile para Android e iOS muito utilizado atualmente no mercado.

Caso você não saiba o que é um Framework:

O framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

De volta ao Flutter…

É uma ferramenta de plataforma cruzada destinada à criação de aplicativos para Android e iOS, a partir de uma única base de código. Em outras palavras, ela usa uma estrutura moderna e reativa.

Ao criar um aplicativo com o Flutter, seu código é compilado para a linguagem base do dispositivo, ou seja, as aplicações são realmente nativas e por isso conseguem acessar recursos do dispositivo sem a “ajuda” de terceiros e com um desempenho maior. Além disso, aplicativos Flutter são construídos usando o Dart.

Flutter e o uso de widgets

A ideia central gira em torno de widgets.  Ou seja, a interface do usuário inteira é composta de diferentes widgets. Desse modo,  cada qual define:

• Um elemento estrutural (como um botão ou menu);

• Um elemento estilístico (como uma fonte ou esquema de cores);

• Um aspecto de layout (como preenchimento) e assim por diante.

No entanto, o Flutter não usa widgets OEM. Mas, fornece seus próprios widgets prontos que parecem nativos para Android ou para iOS (Cupertino). Também é possível criar widgets personalizados.

Quais os benefícios do Flutter?

Sem fazer comparações com outras plataformas, aqui, está uma lista de alguns recursos e qualidades que podem fazer você pensar em usar o Flutter:

1. Alta produtividade

Como o Flutter vem de uma plataforma cruzada, você pode usar a mesma base de código para seu aplicativo iOS e Android. Isto é, você  definitivamente pode economizar tempo e recursos.

2. Alta performance

O Dart compila em código nativo e não há necessidade de acessar widgets OEM. Em suma, isso significa uma comunicação menos mediada entre o aplicativo e a plataforma.

Esse é o único SDK para dispositivos móveis que fornece visualizações reativas sem exigir uma ponte JavaScript. Consequentemente, tudo isso contribui para tempos de inicialização de aplicativos mais rápidos e menos problemas de desempenho.

3. Desenvolvimento rápido

Um dos recursos mais louvados do Flutter é o hot reload, que permite visualizar instantaneamente as alterações feitas no código em emuladores, simuladores e hardware.

Assim, em menos de um segundo, o código alterado é recarregado enquanto o aplicativo é executado sem necessidade de reinicialização. Resumidamente, isso é ótimo não apenas para construir interfaces de usuário ou adicionar recursos, mas também para correção de bugs.

4. Simplicidade

No que diz respeito à simplicidade, a programação com o Flutter é tão fácil que nenhum conhecimento prévio em programação é necessário. Segundo seus criadores, a experiência com linguagens orientadas a objetos é definitivamente útil. E mesmo não programadores fizeram aplicações sem dificuldades.

5. Compatibilidade

Como os widgets fazem parte do aplicativo e não da plataforma, você provavelmente terá menos ou nenhum problema de compatibilidade em diferentes versões do sistema operacional. Em outras palavras, isso significa menos tempo gasto em testes.

6. Código aberto

Tanto o Flutter quanto o Dart são de código aberto e gratuitos, e fornecem documentação extensa e suporte da comunidade. Isso é ótimo, pois  ajuda com quaisquer problemas que você possa se deparar.

Por que utilizamos o Flutter?

Com a chegada do Flutter, a Doutbox, que já acumulava conhecimento e expertise em desenvolvimento móvel para diversos clientes, passou a contar com mais uma ferramenta. Uma prova de que a empresa acompanha atentamente o mercado e as novas tecnologias, testando-as e incorporando aquelas que fazem sentido.

O Flutter é atualmente um dos principais frameworks para o desenvolvimento de aplicações mobile. Criado pela Google, com o Flutter conseguimos desenvolver aplicações nativas para Android e iOS a partir de um único código base.

Além disso, devido à sua simplicidade, o Dart é relativamente fácil de aprender. E conhecer uma linguagem de programação adicional é definitivamente uma vantagem para qualquer desenvolvedor.

Diversas empresas como BMW, Alibaba, Groupon e Nubank têm investido no Flutter para desenvolvimento de suas soluções, desta forma, o Framework tem tudo para se transformar em uma excelente opção de estudo para desenvolvedores que buscam uma alternativa para suas aplicações.

Contamos com uma equipe de desenvolvedores de Flutter que podem construir aplicativos móveis poderosos e bonitos. Esteja você procurando o desenvolvimento de um aplicativo Flutter personalizado ou a integração de alguns recursos ao seu aplicativo móvel existente, estamos aqui para ajudar.

Se você estiver procurando pela melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos Flutter para migrar seu aplicativo existente para a plataforma Flutter, você pode confiar em nós.

Ajudamos as empresas a criar conexões significativas com seus clientes e colaboradores por meio de experiências de software personalizadas para mobile, tablets e produtos inteligentes. Entre em contato e vamos falar sobre sua empresa.

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.