post

Metodologia de desenvolvimento ágil é uma forma de construir software que possibilita obter as vantagens do sistema antes de ele estar pronto. Também encoraja os desenvolvedores a se aprimorarem constantemente.

Com isso, seus colaboradores menos experientes são treinados com a mão na massa, pelos profissionais mais experientes. O uso de metodologia de desenvolvimento ágil de software está cada dia mais popular.

Metodologias desse tipo são alternativas ao modelo tradicional de construção de aplicações. São utilizadas para agilizar o trabalho dos desenvolvedores e gerar melhoria contínua para os processos.

Continue lendo para entender suas vantagens e outros detalhes importantes sobre elas!

Entendendo o conceito mais a fundo

Também conhecidas como Métodos Ágeis, essas metodologias incentivam a comunicação. Deste modo, os diversos agentes envolvidos no processo de desenvolvimento de um software interagem.

Todos devem ser incluídos no processo de desenvolvimento: desde o cliente final até os técnicos de infraestrutura, passando por programadores, analistas, testadores e usuários.

Ao utilizar as metodologias ágeis de desenvolvimento de software, os gestores de projetos conseguem tornar o processo mais interativo e com chances de atingir o resultado esperado em menos tempo.

Também há a vantagem de os métodos ágeis oferecerem novas maneiras de administrar as equipes de desenvolvimento de software, sobretudo por colocarem os usuários como participantes ativos na construção das soluções.

Diferentes tipos de metodologias ágeis de desenvolvimento de software

São inúmeros os métodos conhecidos coletivamente como ágeis. Todos eles promovem os valores do chamado Manifesto Ágil, um movimento iniciado em 2001, que, entre outros pontos, delimitou a valorização de:

• Indivíduos e interações mais do que apenas processos e ferramentas;

• Softwares que trabalham com documentação muito mais abrangente;

• Colaboração do cliente que vai além da negociação de contratos;

• Respostas rápidas, testes contínuos e mudanças ao longo do projeto seguindo um planejamento estruturado.

Confira abaixo os tipos mais amplamente adotados de metodologia ágil em todo o mundo!

Dynamic Systems Development Method (DSDM)

O Dynamic Systems Development é provavelmente o método original do desenvolvimento ágil de software. Ele já existia antes mesmo do termo “ágil” ter sido inventado e está ancorado em todos os princípios que citamos.

Apesar de ser adotada em todo o mundo, a DSDM é uma metodologia muito conhecida e utilizada no Reino Unido. Ela preza pelo desenvolvimento interativo e incremental, que enfatiza o envolvimento constante dos usuários destinatários da solução.

SCRUM

Muito popular no Brasil, este método de desenvolvimento ágil se concentra principalmente no gerenciamento de tarefas dentro de um ambiente de desenvolvimento baseado em time.

Ele é relativamente simples de implementar e aborda muitos dos aspectos complexos de gestão que costumam representar dor de cabeça para os times de desenvolvimento.

Em suma, podemos dizer que o uso de Scrum impõe uma certa disciplina, que permite um acompanhamento mais próximo do andamento do projeto. Suas entregas podem ser até semanais, entregando valor mais rápido.

Extreme Programming (XP)

Como o próprio nome já sugere, a Extreme Programming é uma das metodologias ágeis de desenvolvimento de software mais radicais. Ela se concentra mais sobre o processo de engenharia das soluções e aborda análise, desenvolvimento e testes com abordagens inovadoras, que fazem grande diferença na qualidade final dos sistemas.

MSF

O Microsoft Solutions Framework é a forma como a gigante do Vale do Silício gerencia e desenvolve seus softwares. Essa metodologia preza, entre outras coisas, pela parceria com o cliente.

Assim como nas demais metodologias de desenvolvimento ágil, existe a cultura de se adaptar a mudanças. A comunicação aberta é encorajada, gerando transparência no processo.

Lean

O método Lean preza a busca por eficiência. Com comunicação constante e integração entre colaboradores, consegue se adaptar rapidamente a mudanças.

Para que os objetivos sejam alcançados, a atitude se sobrepõe ao planejamento. Neste método, a capacidade de adaptação é uma habilidade fundamental a ser desenvolvida pelos colaboradores.


Principais certificações em metodologias ágeis de desenvolvimento de software

Outro ponto importante quando falamos em métodos ágeis de desenvolvimento é o conhecimento em profundidade que gestores de projetos e profissionais de desenvolvimento devem ter para lidar com eles.

Veja, a seguir, uma lista com as principais certificações que podem garantir a expertise de uma equipe focada em desenvolver soluções a partir das metodologias ágeis:

Agile Certified Practitioner (ACP): concebida pelo Project Management Institute (PMI), é voltada para profissionais de gerenciamento de projetos;

• APMG International: também direcionada a gestores de projetos ágeis de desenvolvimento;

Strategyex Certificate: direcionada a desenvolvedores plenos e gestores de projetos, é oferecida pela Twenty Eighty Strategy Execution, em parceria com a George Washington University;

Professional Scrum Master (PSM): é a certificação número um no mundo em Scrum, recomendada a todo profissional que quer provar seu conhecimento neste método.

Conhecendo algumas ferramentas

Todo processo tem seus métodos. A seguir, você será transportado para dentro de uma sala de projetos ágeis. Iremos listar as principais ferramentas utilizadas em uma metodologia de desenvolvimento ágil. Confira!

Sprint

Para ter agilidade, é necessário ter entregas constantes. Ao intervalo de trabalho entre uma entrega e outra, chamamos de Sprint. Cada sprint tem objetivos claros de entrega.

No início dele, é feita uma reunião entre a equipe e o dono do produto. Nessa reunião, é definido o que será entregue no final daquele sprint. Protótipos são aprovados e a equipe começa o trabalho.

Durante o sprint, o que foi combinado é desenvolvido. Diariamente, a equipe se reúne por 15 minutos para passar o status das atividades. Ao final do sprint, existe outra reunião em que as atividades são entregues e aprovadas.

Kanban

Trata-se de um quadro em que as tarefas são colocadas. Normalmente são utilizados post-its para cada tarefa. O kanban é dividido basicamente entre tarefas a fazer, em andamento e prontas para entregar.

Durante o andamento do sprint, os membros da equipe vão atualizando o progresso das tarefas. O cliente e os gestores também têm acesso ao Kanban. Assim, todos podem acompanhar o andamento do sprint.

Burndown Chart

Uma das ferramentas mais interessantes do SCRUM, ele fornece uma projeção sobre possíveis atrasos no sprint. Este gráfico é atualizado conforme as tarefas vão sendo concluídas.

Apenas olhando para ele, é possível ter uma ideia se a sprint está atrasada ou se será um sucesso, entregando tudo o que foi prometido. Com o uso dessa ferramenta, pode-se tomar atitudes antecipadamente.

Um resumo sobre metodologia ágil de desenvolvimento

Neste artigo você aprendeu que esse modo de construir software consiste em entregas constantes. Essas entregas possibilitam obter os resultados dos projetos antecipadamente.

Outra característica importante de toda metodologia ágil de desenvolvimento é valorizar a comunicação progressiva. Isso traz a vantagem de identificar problemas antes e solucioná-los mais rapidamente.

Esse tipo de metodologia incentiva a melhoria contínua de processos e pode ser customizada para o seu negócio. Aqui na Doutbox utilizamos metodologias ágeis em todos os projetos de criação de produtos digitais.

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.