post

O Flutter é um framework desenvolvido pela Google para criação de aplicações móveis para android e iOS, utilizando uma base de código única e muito aclamado por sua facilidade em desenvolver aplicações com uma interface agradável e intuitiva.

Para a criação destas interfaces, o Flutter utiliza um conceito de Widgets, como veremos abaixo!

O que são Widgets?

Como dito anteriormente, toda interface de um aplicativo desenvolvido com o Flutter é criada com base em um conjunto de Widgets. Basicamente um Widget é um componente visual para definir a interface de um app.

Para esse comportamento, o Flutter divide seus widgets em duas categorias:

Layout: Widgets responsáveis por determinar a organização e posicionamento de outros widgets. Estes servem para delimitar áreas nas telas que serão preenchidas por outros widgets.

Interface: Widgets responsáveis por criar componentes visuais que serão exibidos para os usuários. Estes widgets vão determinar os componentes irão compor a interface do app.

Widgets de Layout

Eles servem para determinar a estrutura da interface dos aplicativos e a organização dos outros widgets que compõem a tela do app. Esses widgets são de grande importância no Flutter, já que uma estrutura bem definida de uma página é fundamental para a construção da sua interface.

Widgets de Interface

Diferente dos Widgets de Layout, os Widgets de Interface servem para criar componentes visuais que serão incorporados aos Widgets de Layout e, assim, organizados na tela. São componentes visuais, como botões, labels, ícones, textos e qualquer outro componente que integra a interface do app.

O Flutter possui centenas de Widgets de Interface documentados e prontos para serem utilizados em aplicativos. Destes, podemos dar destaque para o Material e para o Cupertino. Basicamente, o Material é responsável por estilizar os widgets de interface com base nos padrões do Material Design da Google. Já o Cupertino é responsável por estilizar os widgets de interface com base nos padrões de design do iOS.

Layout + Interface

Como vimos, os Widgets de Layout e de Interface são utilizados em conjunto. Basicamente, a construção de interfaces são compostos por Widgets de interface inseridos em widgets de layout.

No Flutter, elementos estruturais como botões, menus, opções de estilo (fontes e cores) e de layout são todos widgets, fornecidos pelo próprio Flutter, ou que podem ser criados. Ele também utiliza uma única base de código aberto e multiplataforma, com uma estrutura moderna e reativa.

Em outras palavras, com o Flutter você consegue desenvolver um aplicativo escrevendo apenas um código, identificando possíveis bugs mais rapidamente do que com outras tecnologias.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e como desenvolver soluções melhores com maior praticidade, acompanhe nossas redes sociais.


Fonte: www.treinaweb.com.br

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.