post

Dart é uma linguagem de programação criada pela Google em 2011 para substituir o JavaScript.

Mas não foi bem aceita pela comunidade em seu início. Então, só passou a ser mais utilizada após o lançamento do framework Flutter. 

Desse modo, o seu estudo é bastante válido. Isso porque centenas de empresas utilizam o Dart, incluindo grandes players de mercado, como Nubank, BMW, Tencent, Ebay e Alibaba Group, além, é claro, do Google. 

Essa popularização, no entanto, se deve muito em decorrência do Flutter, que também é criação da Google, só que no ano de 2015. Veja, enfim, neste conteúdo, informações referentes ao que é Dart, suas características e vantagens.

Definição do que é Dart

É uma linguagem de programação multiparadigma e multiplataforma criada pela Google em 2011. 

Sendo assim, ela é uma linguagem de script, criada para substituir o JavaScript, que foi lançada na década de 90. 

No entanto, a Google lançou a sua primeira versão estável em 2013. Porém, foi somente em 2018 que ocorreu a sua primeira atualização, com a versão 2.0. 

Ela não foi bem acolhida na comunidade, em seu lançamento, já que os desenvolvedores continuam preferindo o JS.

Mas a partir de 2015, quando a Google lançou o Flutter, ela passou a listar entre as linguagens preferidas. Entretanto, ainda assim, a sua popularidade não é das maiores. Segundo o Índice Tiobe, ela está na 37.ª posição de 2021, com 0,27% de preferência. 

Contudo, é bom lembrar que grandes empresas utilizam o Flutter e, consequentemente, o Dart, o que significa que essa parcela, embora pequena, é muito significativa. 

Por isso, se você está buscando uma linguagem de programação para se especializar, o Dart é uma boa escolha.

Características do que é Dart

A linguagem de programação Dart é de código aberto, orientada a objetos e multiparadigma, mas ela ainda possui outras características centrais, como:

  • É baseada em compilações de códigos JavaScript. 

  • Suporta uma variedade de recursos de programação, como interfaces, classes abstratas, coleções.

  • Sua sintaxe é baseada na linguagem C

  • É flexível, podendo ser executada em ambientes nativos e em ambientes web (ou seja, tanto em aplicações móveis e desktop, quanto em aplicações online que utilizam frameworks). 

  • Pode ser compilada em código nativo ou JavaScript.

  • Baseada em classes.

  • Comporta análises estáticas.

  • No desenvolvimento de aplicações web, conta com suporte a JavaScript, bibliotecas, HTML e CSS. 

  • Otimizada para interface de usuário.

Vantagens e Desvantagens da Linguagem Dart

Como todo recurso na internet, a linguagem Dart tem vantagens e desvantagens. Anteriormente vimos que a Dart é multiplataforma e é amplamente utilizada para o desenvolvimento de aplicações rápidas.

Além disso, ela é otimizada para construção de interfaces de usuário. Além dessas duas vantagens iniciais, também já sabemos que a Dart é uma linguagem gratuita e de código aberto!

  • Alta velocidade

Um dos principais benefícios da linguagem Dart está ligado à sua velocidade. Ela permite a criação de aplicações de forma muito rápida devido aos seus recursos JIT e AOT (just-in-time e ahead-of-time).

Quando comparada com JavaScript, por exemplo, a Dart aparece como sendo significativamente mais rápida. E esta é uma vantagem importante no mundo da programação.

  • Maior segurança contra erros de desenvolvimento

A linguagem Dart tem ainda mais uma vantagem: é mais segura em termos de possíveis erros de desenvolvimento. Por ser uma linguagem compilada, muitos dos erros de código podem ser encontrados ainda durante esse processo.

Enquanto isso, linguagens como JavaScript costumam ter seus erros localizados apenas no momento de rodar a aplicação. Nesse sentido, a Dart é bastante “type-safe” – isto é, segura em termos de digitação dos códigos, evitando grandes problemas.

  • Pouco tempo de mercado

Algumas desvantagens da Dart estão ligadas ao fato de que ela é relativamente recente no mercado, e sua ampla utilização é ainda mais recente. Desse modo, aprender a utilizá-la pode ser uma tarefa complexa se você não possui conhecimentos prévios de POO (programação orientada a objetos).

Afinal, sua comunidade — bem como demais recursos de suporte — ainda não são tão fartos quando comparados, por exemplo, com a comunidade e materiais do JavaScript.

  • Sem diversidade de frameworks

Nesse sentido a linguagem Dart ainda tem mais uma desvantagem: apesar de possuir um framework popular e interessante, muitas linguagens possuem uma diversidade de frameworks com os quais podem ser utilizadas.

JavaScript é um exemplo de linguagem que pode ser utilizada em vários frameworks para desenvolvimento de aplicativos móveis e web. A Dart, apesar de oferecer a possibilidade, não costuma ser tão empregada para desenvolvimento web, sendo mais popular no desenvolvimento de aplicações móveis.

Conclusão

Agora você já conhece a linguagem de programação da Google, a Dart. Utilizada de forma ampla com o framework Flutter, esta linguagem é rápida, segura e flexível. 

Apesar de ainda não ser altamente popular, contando com uma comunidade ainda limitada, a Dart está ganhando cada vez mais espaço no mundo do desenvolvimento de aplicações, principalmente para dispositivos móveis. 

Se você já tem conhecimentos em JavaScript, vale a pena conhecer a Dart. Além disso, a Dart pode rodar tanto em ambientes nativos ou ambientes web.

Como a linguagem Dart permite que os desenvolvedores criem códigos que rodam tanto no cliente quanto no servidor, ela também minimiza possíveis erros de código duplicado, que podem ocorrer quando linguagens diferentes são usadas em cada um desses lados.

Enviar uma mensagem

Nós adoraráriamos ajudar. Por favor forneceça alguns detalhes e nós entraremos em contato em breve.