post

Neste artigo, você vai entender o que é PERT, como ele funciona, quais são as vantagens de usá-lo e como aplicá-lo, na prática.

Em nosso dia a dia, usamos diversas metodologias ágeis e ferramentas que ajudam a trazer clareza, rapidez e qualidade a entrega dos projetos. A metodologia PERT é uma delas: uma ferramenta importante para auxiliar o gestor a estimar o prazo de duração dos projetos.

Fazer com que os projetos sigam o prazo é um grande desafio para os gestores. Então não há nada melhor do que usar essa ferramenta para calcular e ter prazos de entrega mais assertivos.

Neste artigo, você vai entender o que é PERT, como ele funciona, quais são as vantagens de usá-lo e como aplicá-lo, na prática.

O que é PERT?

PERT é a sigla para Program Evaluation and Review Technique que, em tradução livre, significa Técnica de Avaliação e Revisão de Programas.

Essa técnica, muito utilizada para a gestão de projetos, foi criada pela NASA em 1958, para apontar a duração de um projeto com base em estimativas de 3 pontos.

Uma atividade ou projeto pode ter as seguintes estimativas:

  1. Otimista (O).

  2. Pessimista (P).

  3. Mais provável (MP.)

Com o apontamento dessas estimativas, é possível avaliar os riscos inerentes a cada etapa do processo a fim de minimizá-los.

A estimativa PERT é capaz de ponderar as incertezas e trazer mais segurança a qualquer projeto ou atividade quando se trata do tempo de duração.

Como funciona o método PERT?

Basicamente, a metodologia PERT serve para descobrir a duração de alguma atividade e tem como base três estimativas: otimista, pessimista e a mais provável.

A técnica PERT deve fazer parte de um projeto que esteja segmentado em uma estrutura de tarefas.

É por isso que algumas variáveis precisam ser definidas:

  1. Que lideranças participarão do projeto?

  2. Quais serão as fases de implementação do projeto?

  3. Qual será a duração estimada de cada etapa do projeto?

  4. Quem será o responsável por acompanhar o projeto?

A partir disso, é possível aplicar a metodologia considerando os parâmetros abaixo:

  • Otimista (O): é o cenário em que tudo dá certo, não há intercorrências;

  • Pessimista (P): é o cenário onde tudo dá errado e o prazo é longo;

  • Mais provável (MP): nesse cenário, não temos grandes surpresas e o projeto avança com poucos erros e mantém o controle.

Quais são as vantagens do PERT?

Entenda como essa ferramenta pode mudar a realidade dos projetos que você gerencia, trazendo melhores resultados e mais rapidez na tomada de decisão:

  • Estabelece um cronograma para sua equipe

Se somente a data final de um projeto fosse suficiente, não lançaríamos mão de tantas metodologias ágeis que nos ajudam a avançar em projetos complexos e extensos.

Juntos, PERT e CPM auxiliam na construção de um passo a passo com datas definidas, ordenando as informações mais importantes do projeto e estimando o tempo de forma razoável.

Isso vai manter o foco da equipe para cada etapa ser cumprida!

  • Previne intercorrências

Com o PERT trabalhando junto ao CPM, temos uma visão do panorama do projeto e podemos evitar os possíveis erros a cada etapa, já que o objetivo desse modelo é fornecer uma visualização total das etapas e otimizar a execução de cada uma delas.

Se forem detectados, os fatores críticos podem ser tratados previamente para que não prejudiquem o andamento do projeto em questão.

Assim, o retrabalho e gastos desnecessários serão evitados.

  • Elimina ociosidade e atrasos

Em geral, em um projeto, diversas etapas estão interligadas e dependem diretamente umas das outras. Quando há algum problema em alguma das etapas, é natural que etapas dependentes fiquem atrasadas.

Nesses momentos, além de atraso, há a ociosidade da equipe que assumiria o próximo passo e o acúmulo de trabalho para outra equipe. Com a técnica PERT e o modelo CPM, conseguimos facilmente evitar esses problemas e manter o projeto no cronograma estipulado.

  • Satisfaz clientes internos e externos

Um grande benefício da metodologia é trazer clareza para todos os envolvidos no projeto, tanto a equipe atuante como o cliente. A equipe se sente sempre inteirada das etapas e isso aumenta o senso de responsabilidade e autonomia dela.

Em muitos casos, os integrantes das equipes têm a oportunidade de se antecipar a eventos ocorridos durante o projeto.

Essa visualização clara também ajuda na tomada de decisão junto ao cliente, que consegue visualizar os passos de forma ampla.

Como aplicar o PERT na prática?

Agora que você entendeu o que é o PERT, como ele funciona e quais são os benefícios dele, vamos a última etapa: como aplicá-lo nos seus projetos? Para criar um diagrama PERT e CPM, você precisa seguir os seguintes passos:

Etapa 1 - Identificando as tarefas

Nessa etapa, você deve listar todas as tarefas que devem ser concluídas ao longo do projeto. Deixe as atividades mais críticas do projeto em destaque.

Etapa 2 - Calculando o tempo

Agora é hora de determinar os intervalos de tempo de cada tarefa de acordo com a metodologia.

Para cada tarefa, defina o tempo Otimista, Pessimista e Mais Provável e, em seguida, faça a análise PERT.

Após estabelecer a sequência de tarefas e encontrar a estimativa PERT de cada uma, você chega à duração do seu projeto.

Etapa 3 - Realizando a análise PERT

A análise PERT é usada para determinar se o projeto pode ou não ser concluído na duração estipulada. Veja o exemplo e entenda como calcular o diagrama de PERT CPM:

PERT = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista) / 6

Como calcular?

Para calcular a estimativa PERT, vamos trabalhar com alguns PERT CPM de exemplos.

Vamos supor que a sua equipe tem um projeto a ser concluído em 20 dias. Porém, especialistas estimaram que é mais provável que leve 30 dias ou, com muitos problemas, até 35 dias. Nesse caso, temos:

Duração Otimista: 20

Duração Pessimista: 35

Duração Mais Provável: 30

PERT = (35 + 30 x 4 + 20) / 6 = 29,16

De acordo com a estimativa, o tempo de projeto será de 29 dias, porém, isso pode ter alguma variação.

Nesse caso, é importante calcular o desvio-padrão da análise PERT.

Desvio-padrão

Desvio-padrão = (Pessimista – Otimista) / 6

(35 – 20) / 6 = 2,5

Isso quer dizer que a atividade pode ser executada em 29 dias, podendo ter variação de 2 dias e meio para mais ou para menos. A técnica PERT pode ser usada para calcular projetos de qualquer porte ou até mesmo atividades menores.


Gostou de entender mais sobre como gerenciar o seu projeto tendo a metodologia PERT como aliada? Deixe seu comentário!

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.