post

Vamos explorar o fascinante mundo da tecnologia, e descobrir como essas inovações estão moldando o nosso presente e futuro.

Os assuntos de tecnologia há alguns anos aparentavam ser apenas teorias de um futuro distante, principalmente quando se relacionavam a Realidade virtual, Realidade aumentada, Inteligência artificial, entre muitos outros termos. O que não esperávamos é que este futuro estaria tão próximo! 

Este salto tecnológico está relacionado às revoluções nos meios de produções em que a sociedade vivenciou durante todos esses anos. Desde a primeira revolução industrial, que é caracterizada pela “indústria 1.0” onde a busca sempre foi por melhorias nos processos, com o foco máximo na otimização. Lembra desses assuntos nas aulas de história? Risos.

Pois bem, segundo a revista RBA os dados de Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial, em 2011 se iniciou “A Quarta Revolução Industrial" conhecida como "indústria 4.0". É um modelo empresarial que já tinha como objetivo utilizar todas as tecnologias disponíveis para gerar conhecimento e aumentar a produtividade. Não demorou muito para chegarmos ao conceito de "revolução da indústria 5.0” na qual traz uma nova visão para os processos de automatização, essa nova revolução tem o objetivo de tornar menos mecânico e mais sincrônico entre a mente humana e as tecnologias. 

Bom, deixando de lado a aula de história nessa breve introdução, vamos ao assunto que de fato está alinhado ao nosso tema.

Afinal, como essas novas tecnologias de realidade virtual e aumentada estão transformando as indústrias? 

Literalmente tudo o que conhecemos até agora está se transformando, isso inclui os meios de produção, consumo, comunicação, até mesmo na saúde.

Nessa grande revolução em que estamos imersos, a tecnologia de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) desempenham papéis de destaque. Vamos explorar algumas curiosidades e exemplos fascinantes do impacto dessas tecnologias nas indústrias:

• Treinamento imersivo: Empresas estão utilizando a RV para capacitar funcionários de forma mais eficiente e segura. Por exemplo, equipes médicas podem praticar cirurgias complexas em ambientes virtuais antes de realizar procedimentos reais, enquanto empresas de manufatura podem treinar funcionários em simulações de operações de máquinas ou processos industriais.

• Visualização arquitetônica: A RA permite que arquitetos e designers criem maquetes virtuais interativas de edifícios e projetos. Assim, os clientes podem visualizar como ficará o empreendimento antes mesmo de ser construído, explorando detalhes e ajustando elementos em tempo real.

• Varejo aprimorado: A RV e a RA estão revolucionando a experiência de compra. Os consumidores podem experimentar produtos virtualmente, como roupas e móveis, visualizando-os em seus próprios ambientes antes de fazer uma compra. Além disso, a RA pode fornecer informações contextuais e interativas sobre produtos enquanto os clientes estão nas lojas físicas.

• Turismo imersivo: Com a RV, é possível viajar virtualmente para destinos ao redor do mundo. Os usuários podem explorar cidades históricas, pontos turísticos famosos e maravilhas naturais, sentindo-se completamente imersos em diferentes locais sem sair de casa.

• Manufatura avançada: A RV e a RA são utilizadas em processos de fabricação para auxiliar na montagem e manutenção de equipamentos complexos. Por exemplo, trabalhadores podem seguir instruções passo a passo em tempo real através de óculos de realidade aumentada, o que aumenta a eficiência e reduz erros.

• Educação interativa: A RV e a RA estão revolucionando a forma como aprendemos. Alunos podem vivenciar experiências imersivas, como explorar o corpo humano em 3D ou viajar no tempo para eventos históricos, tornando o aprendizado mais envolvente e estimulante.

• Já na saúde, haverá a possibilidade de ter assistência médica remota: A RV e a RA estão sendo usadas para fornecer assistência médica remota em casa. Os pacientes podem interagir com médicos e especialistas por meio de consultas virtuais, receber orientações sobre medicamentos e tratamentos, e até mesmo realizar exames médicos com a ajuda de dispositivos de RV.

• Assistente inteligente: A RA pode ser utilizada para fornecer assistência virtual em casa. Por exemplo, óculos de RA podem projetar informações úteis sobre objetos domésticos, como instruções de uso, receitas ou até mesmo fornecer dicas de manutenção em tempo real.

• Experiências de entretenimento imersivas: Com a RV, é possível transformar uma sala de estar em um cinema pessoal, permitindo que os moradores desfrutem de experiências cinematográficas imersivas sem sair de casa. Além disso, jogos em RV oferecem uma experiência interativa e envolvente para toda a família.

Conclusão

Basicamente tudo o que conhecemos hoje está se transformando em uma velocidade surpreendente, perceberam que em 2011 a pouco mais de 10 anos atrás estávamos passando por uma revolução?

É surpreendente a velocidade em que a tecnologia evolui, com isso sabemos que TECNOLOGIA TRANSFORMA, e a Doutbox caminha junto com a inovação para transformar o seu negócio. Agora você já sabe que temos um futuro promissor para a indústria da tecnologia, e o fato é: acompanhar essas transformações possibilitará que o seu negócio alcance posições surpreendentes. 

Entre em contato com o nosso time, e saiba como podemos te ajudar a alcançar novos horizontes.


messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.