post

Se estiver em seus planos desenvolver um aplicativo, é necessário antes entender como essa logística funciona. Para isso, vamos apresentar as etapas do processo e práticas da produção de um app.

Dá para acreditar que já são mais de 120 milhões de usuários na Internet no Brasil? De acordo com pesquisas recentes, esse número já é um fato. Quando levamos em conta que as vendas de smartphones só crescem todos os anos, sendo este o principal dispositivo para conexão à internet no Brasil, fica fácil entender por que você tem que considerar o desenvolvimento de aplicativos como uma oportunidade real de negócio.

Uma das explicações para um crescimento tão grande no mercado de desenvolvimento de apps é que hoje já conseguimos fazer uma infinidade de coisas com apenas alguns cliques.

Já parou para pensar quantas horas por dia você passa conectado a um dispositivo móvel? Com certeza, muitas. Isso quer dizer que o desenvolvimento de aplicativos já está presente na sua vida, mesmo que você não perceba.

Assim fica fácil entender que investir no desenvolvimento de aplicativos é uma oportunidade e tanto, né? E se você tem uma ideia que envolve tecnologia para pôr em prática, seja um app corporativo para o seu negócio, uma grande sacada para uma start up ou um catálogo virtual, com certeza, desenvolver um aplicativo só tem a agregar.

E tem mais. Investir no desenvolvimento de aplicativos também te leva a estabelecer uma relação mais direta com o seu consumidor.

Como é de se esperar em um mercado que só cresce, a concorrência também se torna grande. Assim, você precisa ter uma ideia bem definida do que espera do seu app e, principalmente, entender o processo de desenvolvimento de aplicativos.

Da ideia à abertura de um novo negócio, é preciso planejamento e capacidade de execução.

Planejamento e validação

Planejamento é a etapa chave do processo de desenvolvimento de aplicativos. É o planejamento que dá início a todo o restante do ciclo de trabalho. É por isso que essa é uma fase muito importante no desenvolvimento de aplicativos, já que todo o funcionamento e gerenciamento do app vão depender dessa etapa.

Depois, é importantíssimo validarmos a ideia. Ou seja, verificar se ela é real, viável e buscar a melhor maneira para que ela seja colocada em prática.

Depois de todo o planejamento, é hora do desenvolvimento do aplicativo em si

Com tudo planejado, já é hora de iniciar a parte técnica do projeto, que começa a sair do papel e ganha vida. Com isso, inicia-se o desenvolvimento dos códigos e funcionalidades, análises e testes para garantir que o sistema esteja funcionando da maneira correta e identificar possíveis erros. É essa etapa prática que demanda mais tempo se comparada com as demais.

Lançamento do aplicativo

Por fim, é o momento de lançar o app no mercado. Ele é publicado nas principais lojas de aplicativos, como a Google Play e a Apple Store. Para que a publicação seja validada é necessário que atenda as políticas de cada loja.

Lembre-se de que o universo se expande todos os dias. Não há mais espaço no mercado para empresas que lançam aplicativos e não investem em marketing. Por isso, é necessário aumentar a eficiência de suas estratégias de marketing. Você pode explorar o Mobile Marketing e garantir presença, principalmente, nas mídias sociais. Através delas, você pode alcançar um público mais amplo e conquistar melhores resultados para o seu negócio.

Como fazemos?

Estratégia

Nosso processo de construção de projetos começa com a apresentação de ideias. Nós ouvimos você para deixar a prototipação alinhada com o conceito ideal.

Experimentação

Grandes produtos requerem experiências intensas e imersivas. Nosso objetivo é criar um modelo de navegação útil e ao mesmo tempo bonito. Queremos criar conexões duradouras entre o seu cliente e a sua marca.

Engenharia & Qualidade

Quando a etapa de escrever o código começa nós focamos em entregar uma solução o mais simples e rápido possível.

Crescimento

Independente da tecnologia ou aplicação desenvolvida, após a primeira versão do software ser publicada, o trabalho apenas começou.

Lembre-se: o desenvolvimento de aplicativos não termina no lançamento! À medida que seu app cai nas mãos dos usuários, você receberá o feedback e precisará incorporar essas sugestões, reclamações e críticas em futuras versões do aplicativo.

O desenvolvimento de apps acontece na forma de um ciclo evolutivo e o processo é bem trabalhoso. Sempre é preciso implementar e atualizar suas funcionalidades de acordo com os usuários.

É importante que você esteja envolvido com o seu público nas plataformas em que eles estão mais ativos. Além disso, você pode entender o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca e o que esperam de você.

Por isso, conte com a Doutbox para te auxiliar na criação do seu app! Entre em contato com a nossa equipe e desenvolva o melhor para o seu negócio.

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.