post

DevOps se tornou uma palavra da moda nos últimos anos - por um bom motivo. No mundo do software de hoje, o “código completo” é um estado temporário.

Nunca é realmente feito. O ecossistema de tecnologia está em constante evolução, e DevOps é o reconhecimento de que o software precisa de interações e melhorias contínuas ao longo de seu ciclo de vida.

Isso é especialmente verdadeiro hoje em dia em dispositivos móveis e na web - empresas com visão de futuro estão construindo coleções de aplicativos e produtos digitais (software) para criar conexões significativas com seus clientes e funcionários em toda a IoT. Para ter sucesso no digital, as empresas precisam de infraestrutura, ferramentas e processos escaláveis. Eles precisam de uma abordagem que seja consistente, mesmo quando os membros da equipe podem ir e vir. Eles precisam de padrões que garantam segurança e conformidade. Eles precisam que suas equipes de desenvolvimento e operações trabalhem como uma unidade única e coesa. Eles precisam de DevOps.

A velha maneira de criar aplicativos

As equipes de tecnologia e TI estão sendo sobrecarregadas com solicitações para construir aplicativos e criar soluções digitais para clientes e seus colaboradores. A antiga maneira de responder a essa demanda era uma série sequencial de etapas que poderiam ocorrer ao longo de dias, semanas ou meses - dependendo da complexidade do projeto:

1. Uma solicitação chega ao TI.

2. A TI responde com uma proposta de projeto e custo e cronograma estimados.

3. A proposta/orçamento do projeto é revisado pela equipe executiva e aprovado (ou não).

4. Uma equipe é montada.

5. O projeto começa e eventualmente é concluído.

6. O ticket foi marcado como concluído.

7. A equipe está dissolvida.

Mas o que acontece quando os usuários colocam as mãos nos aplicativos? Ou quando um sistema operacional móvel é atualizado ou qualquer biblioteca de terceiros fica desatualizada? Ou pior, se a segurança de um aplicativo ou site estiver comprometida.

O orçamento pode não existir para atualizações ou solicitações de novos recursos. Membros da equipe original podem ter mudado para novos projetos. E assim, uma nova solicitação de projeto é enviada. Uma nova equipe é montada e provavelmente não tem o histórico ou a experiência com o aplicativo. Essas ineficiências custam muito tempo à organização - e potencialmente muito orçamento adicional. E essas ineficiências têm um custo ainda maior: menos recursos para construir outras soluções.

O resultado: projetos negligenciados, aplicativos quebram rapidamente. Os usuários ficam frustrados e os clientes perdidos.

DevOps no desenvolvimento de aplicativos

A parte mais importante do DevOps no desenvolvimento de aplicativos é padronizar um processo que é aplicado em projetos - e esquadrões multifuncionais são responsáveis ​​por construir e gerenciar os aplicativos. Cada esquadrão torna-se especialista em um determinado aplicativo, entendendo o problema que um aplicativo está resolvendo e como será usado. E eles, em última análise, possuem a experiência do usuário e a base de código ao longo do ciclo de vida do aplicativo. Possuir todo o ciclo de vida significa muito mais do que simplesmente manter o aplicativo. Frequentemente, descobrimos que a primeira versão de um aplicativo imediatamente estimula novas ideias de recursos quando chega às mãos dos clientes.

Com um processo de DevOps implementado, podemos pegar com eficiência novas ideias de recursos e colocá-las em um roteiro. Sem DevOps, os aplicativos são efetivamente abandonados assim que são publicados. Eles não recebem as correções de bugs imediatas de que precisam. E certamente não recebem as atualizações que os usuários desejam com a mudança do tempo - o que significa que não serão usados ​​por muito tempo.

O DevOps moderniza o processo de desenvolvimento de software e nos permite construir com confiança, sabendo que o lançamento de hoje é apenas um passo à frente em uma jornada de muitos lançamentos - e não o fim. Com o DevOps, nosso processo se torna aquele em que um aplicativo é cuidado de maneira adequada durante todo o seu ciclo de vida - com aprimoramentos, correções e suporte.

DevOps FTW

Um estudo recente feito pela Dora revelou que as organizações de “elite” que aplicam os princípios do DevOps alcançam implantações de software 208 vezes mais frequentes do que as de baixo desempenho - levando a níveis mais altos de satisfação do cliente e eficiência operacional. E se sua organização pretende ter sucesso no digital, não há dúvida de que você precisará de uma abordagem DevOps para o desenvolvimento.

Fonte: www.arctouch.com

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.