post

Prepare-se para se surpreender, questionar e se inspirar enquanto exploramos as vidas e conquistas dessas mulheres notáveis.

Olá, curiosos e curiosas da tecnologia! Hoje, embarcaremos juntos em uma jornada fascinante pelo mundo das mulheres que deixaram sua marca na história da tecnologia. Prepare-se para se surpreender, questionar e se inspirar enquanto exploramos as vidas e conquistas dessas mulheres notáveis.

Vamos começar com uma pergunta: Você já ouviu falar de Ada Lovelace? Uma aristocrata do século XIX, ela não só desafiou as normas de sua época, mas também deixou um legado duradouro como a primeira programadora do mundo. Imaginem só, uma mulher daquela época, pioneira na arte da programação! Isso não é incrível?

Aqui estão oito mulheres notáveis que deixaram sua marca no mundo da tecnologia:

Ada Lovelace: Conhecida como a primeira programadora do mundo, Ada Lovelace foi uma matemática e escritora britânica do século XIX. Seu trabalho com o matemático Charles Babbage na máquina analítica a tornou pioneira no desenvolvimento de algoritmos, estabelecendo assim as bases da programação.

Grace Hopper: E o que dizer de Grace Hopper, a mulher que literalmente trouxe o conceito de "debugging" para o mundo da computação? Sim, ela foi responsável por remover um inseto de um computador, mas sua contribuição vai muito além disso. Ela foi uma das mentes brilhantes por trás da linguagem de programação COBOL, que ainda é usada hoje em sistemas críticos em todo o mundo.

Margaret Hamilton: Uma verdadeira heroína da era espacial. Você sabia que seu trabalho como diretora de engenharia de software no projeto Apollo foi fundamental para o pouso seguro da Apollo 11 na Lua? Sim, foi graças a ela que aquele pequeno passo para o homem se tornou realidade.

Radia Perlman: Você conhece a "Mãe da Internet"? Se não, então lhe apresento a Radia Perlman. Quem poderia imaginar que uma única mulher seria responsável por desenvolver um algoritmo crucial para o funcionamento das redes locais? Isso só mostra como o mundo da tecnologia está cheio de surpresas e histórias inspiradoras.

Katherine Johnson: Uma das matemáticas afro-americanas pioneiras da NASA, Katherine Johnson cujos cálculos precisos foram essenciais para as primeiras missões espaciais tripuladas pelos Estados Unidos. Ela desafiou não apenas as fronteiras do espaço, mas também as barreiras raciais e de gênero em uma época de segregação.

Anita Borg: Como cientista da computação e defensora dos direitos das mulheres na tecnologia, Anita Borg fundou o Institute for Women and Technology e a Grace Hopper Celebration of Women in Computing. Seu trabalho inspirou e capacitou inúmeras mulheres a seguir carreiras em ciência da computação.

Shafi Goldwasser: Uma renomada criptógrafa e teórica da computação, Shafi Goldwasser é conhecida por suas contribuições para a criptografia de computadores e teoria da complexidade computacional. Ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Turing, sabia? O mais prestigioso prêmio em ciência da computação.

Hedy Lamarr: Além de sua carreira como atriz de Hollywood, Hedy Lamarr foi uma inventora cujas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da tecnologia de comunicação sem fio. Ela co-inventou um sistema de comunicação de espectro expandido que foi precursor da tecnologia Wi-Fi e Bluetooth, coisas totalmente presentes no nosso dia-a-dia, não é mesmo?

Essas mulheres notáveis são apenas algumas das muitas que fizeram contribuições significativas para o avanço da tecnologia. Segundo a pesquisa Woman in Technology, 2021 menos de 20% dos cargos das áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres. Em toda a América Latina, elas ocupam menos de 30% dos cargos de liderança no setor. Essa disparidade ressalta a importância de reconhecer e celebrar as conquistas das mulheres na área e, ao mesmo tempo, trabalhar para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente inclusivo para todas as pessoas interessadas em seguir carreiras na tecnologia.

Vamos nos inspirar nessas histórias extraordinárias e nos comprometer a criar um futuro onde todos, independentemente do gênero, tenham a oportunidade de brilhar no mundo da tecnologia. Quais mulheres na área de tecnologia você admira e se inspira? Como você acha que podemos incentivar mais mulheres a ingressar e permanecer no campo da tecnologia? Como podemos criar ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos para todas as pessoas interessadas em tecnologia?

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.