post

A esfera de desenvolvimento de aplicativos está crescendo em um ritmo rápido. À medida que o número de smartphones em operação no mundo aumenta, também aumenta o mercado de aplicativos móveis.

Fatores como o aumento do desenvolvimento de aplicativos multiplataformas desempenharam um papel essencial no aumento do número de aplicativos em desenvolvimento. Com essa estatística, fica claro que os aplicativos estão evoluindo como uma oportunidade de negócio lucrativa.

Um aplicativo ajuda uma marca a se envolver com seus clientes em um nível muito mais profundo. Com um aplicativo móvel dedicado, as empresas podem enviar notificações push relevantes, ofertas personalizadas e obter conhecimento aprofundado sobre seus clientes. Com essas informações, pode-se pensar em desenvolver um aplicativo ou mais precisamente nas etapas de criação de um aplicativo mágico que pode ser acessado em um smartphone. Então, vamos mergulhar fundo para entender o processo em termos leigos para os negócios.

As etapas simples para criar um aplicativo

Muitos empreendedores querem construir seus aplicativos e levar seus negócios para o próximo nível nesta economia digital da nova era. O desenvolvimento de aplicativos é um processo demorado e há muitas etapas envolvidas em um projeto de desenvolvimento de aplicativos. Ao adquirir conhecimento das várias etapas envolvidas em um projeto de desenvolvimento de aplicativo, você poderá fornecer melhores informações para desenvolver um aplicativo muito melhor.

1. Quais são os objetivos de um aplicativo?

Ter objetivos claramente definidos para o desenvolvimento de aplicativos o ajudará a construir aplicativos muito mais rápido. Isso porque você saberá dentro de quais limites precisa trabalhar e evitará perder tempo desenvolvendo recursos desnecessários.

Uma empresa pode ter vários objetivos a serem alcançados por meio de um aplicativo. Identifique seus objetivos de construir um aplicativo e certifique-se de que a equipe de desenvolvimento de aplicativos não se desvie desses objetivos.

Sempre tenha em mente a experiência ideal do usuário ao decidir os objetivos. Uma boa ideia seria esboçar a ideia do aplicativo no papel e, em seguida, ver como ela se expande.

2. Decidindo os recursos

Depois de ter certeza sobre os objetivos, você pode escrever a persona do usuário ideal e os recursos indispensáveis ​​no aplicativo.

Os recursos ideais podem incluir notificações push, plug-ins de e-commerce, integrações sociais, recursos de uso offline, integrações de gateway de pagamento e muitos outros recursos.

Concentre-se apenas nos recursos inicialmente, que são essenciais para o funcionamento do seu aplicativo, e evite incluir quaisquer elementos desnecessários.

Não parece viável você baixar um aplicativo que tem um grande número de recursos, para usar apenas um recurso. Mesmo gigantes de aplicativos como Airbnb e Practo também começaram do básico. Mantendo as características de um mínimo vai ajudar a equipe de desenvolvimento aplicativo a criar um aplicativo de sucesso rapidamente.

3. Realizar uma pesquisa completa sobre a concorrência

Conduza uma pesquisa adequada sobre os concorrentes existentes em seu setor e analise-os em vários fatores e aspectos. Ao fazer essa análise, você será capaz de identificar certas características de sucesso que você pode incorporar em seu aplicativo. Você também pode definir uma lacuna de demanda no mercado, analisando seus concorrentes. Haverá usuários e clientes que não ficarão satisfeitos com os produtos de seu concorrente, e isso pode criar uma oportunidade para seu aplicativo. Analise os comentários, especialmente os negativos sobre os aplicativos de seus concorrentes nas lojas de aplicativos. Aqui você encontrará pepitas de ouro de demanda não atendida.

4. Construir um wireframe de seu aplicativo

As três primeiras etapas exigem mais de você e se você tiver um pouco de experiência em tecnologia, poderá concluí-las sozinho, mas da quarta etapa em diante, recomendamos que você busque a ajuda de uma empresa profissional de desenvolvimento de aplicativos. Wireframes são esboços do seu aplicativo nos quais você decidirá o fluxo do usuário entre as várias telas.

Um wireframe atua como um estágio intermediário entre suas ideias e a versão finalizada do aplicativo. O wireframe é essencialmente uma maneira mais prática de organizar seus pensamentos. Ele não detalha os elementos menores da IU e não se preocupa em decidir a aparência estética do aplicativo.

5. Escolha o caminho de desenvolvimento correto

Depois que um wireframe robusto estiver preparado, você poderá discutir com a empresa de desenvolvimento de aplicativos sobre qual caminho de desenvolvimento escolher. Consulte a equipe de desenvolvimento do projeto se precisar ter uma ideia melhor e finalizar a plataforma e a linguagem de programação mais adequadas às suas necessidades.

Você pode optar por desenvolver seu aplicativo de forma nativa ou híbrida. Embora um aplicativo nativo seja específico da plataforma, um aplicativo multiplataforma é aquele que pode ser executado em qualquer dispositivo, independentemente do sistema operacional. A escolha da estrutura de desenvolvimento de aplicativo correta é fundamental para decidir o sucesso de seu aplicativo.

Se você tiver a maioria dos usuários de aplicativos em uma plataforma específica, poderá optar por construir um aplicativo nativo. Mas se você tem um público considerável tanto no Android quanto no iOS, deve considerar a criação de um aplicativo híbrido. Recentemente, muitas novas estruturas de desenvolvimento de aplicativos híbridos, como Flutter, surgiram no mercado de desenvolvimento de aplicativos. Você pode considerar a contratação de uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos Flutter para criar um aplicativo híbrido de alta qualidade.

6. Construindo o aplicativo

É agora que você mergulhará no processo de desenvolvimento real. Os desenvolvedores de aplicativos iniciarão o processo de dar vida aos seus wireframes. Neste estágio, é essencial manter um controle sobre os objetivos do aplicativo que decidimos anteriormente e obter feedback regular sobre o andamento do desenvolvimento do aplicativo.

Mantenha a mente aberta e ouça a equipe de desenvolvimento de aplicativos.

7. Testando o aplicativo

O teste do aplicativo no mundo real é necessário para garantir um desempenho suave e livre de bugs do seu aplicativo. Normalmente, existem dois tipos de processos de teste envolvidos no teste de um aplicativo.

Em testes internos, a equipe de desenvolvimento de aplicativos testa o aplicativo, para garantir que todos os aspectos no aplicativo estejam funcionando conforme planejado e discutido. Durante o teste externo, você envolve um grupo fechado de pessoas de fora, geralmente o grupo que representa seu usuário ideal, e verifica o aplicativo permitindo que eles o utilizem em um cenário da vida real.

8. Lançando seu aplicativo no mundo

Depois que o aplicativo estiver na fase de desenvolvimento e o teste estiver concluído, você deve se preparar para o lançamento do aplicativo. Considerando o caso em que os aplicativos devem ser usados ​​para uso interno no processo de negócios, você pode começar a compartilhar o aplicativo com os usuários pretendidos. Em outros casos, a primeira etapa no lançamento de um aplicativo é enviar seu aplicativo para a app stores. Discuta com os provedores de serviços de desenvolvimento de aplicativos ou especialistas em marketing de aplicativos sobre várias técnicas de ASO (App Store Optimization). Essas técnicas irão mantê-lo em boa posição e garantir que seu aplicativo obtenha mais downloads.

Planeje uma campanha de mídia que envolva os meios tradicionais e também os digitais. Não se esqueça de promover seu aplicativo em sites de mídia social relevantes, e isso ajudará a atrair mais atenção.

Informações de bônus sobre o custo de desenvolvimento de aplicativos

Tendo compreendido as etapas de desenvolvimento do aplicativo, a próxima coisa que você pode querer saber é o custo do desenvolvimento do aplicativo. Assim como as etapas de desenvolvimento de aplicativos, o custo do desenvolvimento de aplicativos também é um tópico muito amplo, mas aqui tentaremos resumi-lo para fornecer a você uma ideia de quanto custaria para desenvolver um aplicativo.

Não seria viável ou lógico fornecer um valor aproximado, pois o custo de desenvolver um aplicativo depende de vários parâmetros. O nível de complexidade, o número de plug-ins de terceiros que você escolhe instalar, se você decide construir um aplicativo nativo ou híbrido, as tecnologias envolvidas, os custos de hospedagem e manutenção e muitos outros fatores.

Se você seguiu corretamente todas as etapas mencionadas acima, terá recursos claramente definidos de seu aplicativo. Isso o ajudará a manter os custos sob controle, já que alterar os recursos do aplicativo no meio do caminho causará um tremendo aumento nos custos de desenvolvimento de aplicativos. É porque horas preciosas de desenvolvedor de aplicativos são perdidas se você decidir alterar os recursos do aplicativo.

Considerações finais                                                                              

O processo de desenvolvimento de aplicativos é longo e cansativo. Por ser uma das principais empresas de desenvolvimento de aplicativos que trabalha no setor há muitos anos, vimos muitos exemplos em que empreendedores superexcitados criaram aplicativos incompletos. Nós da Doutbox temos um processo robusto de desenvolvimento de aplicativos que envolve todas as etapas mencionadas acima. Tendo concluído muitos projetos de aplicativos, entendemos que seguir todas as etapas para construir um aplicativo é fundamental para entregar um produto completo.

Fonte: www.prismetric.com

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.