post

Desde a década 90 a metodologia ágil conhecida como scrum tem ganhado cada vez mais destaque dentro dos times de TI e desenvolvimento.

Hoje em dia é comum que quase todas as equipes - incluindo os times de marketing - apliquem esse método para entregar resultados com mais qualidade e agilidade aos clientes.

A metodologia scrum é considerada um item de produtividade e torna o gerenciamento de tarefas mais fácil de ser observado dividindo as tarefas nas seguintes etapas: to do (a fazer), doing (fazendo) e done (feito). Para iniciar da melhor forma e garantir uma entrega de valor ao cliente, o scrum é dividido em fases, sendo a primeira o MVP - Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável - onde é possível corrigir os possíveis erros ou problemas. Além disso, as entregas são aprimoradas em cada etapa, permitindo alcançar um resultado de qualidade e alcançando os objetivos do método utilizado. Mas para que tudo funcione perfeitamente é essencial definir prazos e papéis.

Eventos do scrum

  • Product Backlog: Nessa primeira etapa os líderes listam todas as tarefas e prioridades para as equipes terem em mente o que deverão entregar para cada cliente.

  • Sprint Backlog: Já na segunda etapa é ideal verificar se as equipes possuem todas as ferramentas, informações e conhecimento para dar andamento às tarefas.

  • Spring Planning Meeting: Esse é o momento de planejar cada sprint, ou seja, organizar cada período de produção.

  • Sprint: Esse é o principal evento do scrum, o momento de criar. Para que os projetos atinjam as expectativas é essencial que o scrum team estejam alinhados e tenham uma boa comunicação.

  • Daily Scrum: Um dos métodos que devem ser aplicados durante os projetos é o daily scrum, que nada mais são reuniões diárias com duração máxima de 15 minutos, com o objetivo de repassar o que foi feito no dia anterior e direcionar o que será feito no dia atual.

  • Sprint Retrospective: Chegou o momento de dar e receber feedback sobre os trabalhos realizados e desenvolvidos. Nessa etapa a equipe avalia os pontos positivos e negativos para melhorar.

  • Papéis do scrum

  • Product Owner: É o integrante da equipe que define os itens e organiza o sprint planning.

  • Scrum Master: É a pessoa responsável por garantir que a equipe desenvolva o trabalho da melhor maneira possível, facilitando a rotina de trabalho e definindo as prioridades do daily scrum.

  • Scrum Team: Aqui é onde todos os membros estão reunidos.

Gostou dessa metodologia? Que tal aplicar na sua equipe e começar a gerar mais produtividades e entregas de qualidade!

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.