post

As áreas de UX e UI se complementam, mas cada uma trabalha de determinada forma para oferecer a melhor experiência para o usuário. Saiba como utilizá-las ao favor do seu cliente.

Antes de começarmos a falar quais as diferenças entre UX e UI, precisamos explicar que ambas se complementam, mas cada uma trabalha de uma forma para oferecer a melhor experiência ao usuário.

O que é UI?

Também conhecida como Design de Interface do Usuário, a UI mostra a maneira como o usuário deve interagir, seja usando um dispositivo, aplicativo, site ou software. A UI é o que fica visível dentro do projeto, ou seja, é o contato direto entre usuário e projeto.

A UI deve garantir que a parte visual do projeto seja de fácil uso pelo usuário e oferecer uma boa interação para evitar e minimizar dificuldades na utilização.

O que é UX?

User Experience Design é a experiência do usuário no uso de um sistema ou plataforma. 

Enquanto a UI projeta o sistema proporcionando que o usuário tenha uma interação da melhor maneira possível, a UX é a vivência do usuário sobre o que está sendo utilizado. Trata-se da parte que pensa exclusivamente na relação entre usuário e produto/serviço.

Como diferenciar UX e UI Design?

A área de UX trata de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço e tem a ver com a sensação do usuário após o uso.

Já a UI é um mecanismo que guia o usuário pelas interfaces visuais, ou seja, sua aplicação durante o tempo em que ele a utiliza. Podemos citar como exemplo, a navegação em um site, enquanto você navega pelo site, existem ações específicas que aquela empresa deseja que você tome neste trajeto. 

Essa é a missão da UI, conduzir de forma sutil os usuários pela navegação, levando-os a tomar ações de forma natural.

Por que unir UX e UI na concepção de um projeto?

Dentro de um projeto existem diversas estratégias, que são tomadas com o objetivo de oferecer uma melhor experiência para o usuário. 

Sendo assim, é ineficaz não utilizá-las em conjunto, visto que uma complementa a outra e juntas trazem notoriedade na apresentação da interface. 

As razões pelas quais você deve investir em ambas as técnicas são inúmeras, mas listamos quatro que julgamos mais importantes:

1. Geração de valor para o público alvo

2. Retenha e encante os usuários

3. Aumento de conversões

4. Fortalecimento da marca

Conclusão

Entendendo os princípios básicos da experiência e interface do usuário, podemos identificar que cada um possui sua função, mas que ambas são muito mais úteis quando aplicadas em conjunto.

Enviar uma mensagem

Nós adoraráriamos ajudar. Por favor forneceça alguns detalhes e nós entraremos em contato em breve.