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As áreas de UX e UI se complementam, mas cada uma trabalha de determinada forma para oferecer a melhor experiência para o usuário. Saiba como utilizá-las ao favor do seu cliente.

Antes de começarmos a falar quais as diferenças entre UX e UI, precisamos explicar que ambas se complementam, mas cada uma trabalha de uma forma para oferecer a melhor experiência ao usuário.

O que é UI?

Também conhecida como Design de Interface do Usuário, a UI mostra a maneira como o usuário deve interagir, seja usando um dispositivo, aplicativo, site ou software. A UI é o que fica visível dentro do projeto, ou seja, é o contato direto entre usuário e projeto.

A UI deve garantir que a parte visual do projeto seja de fácil uso pelo usuário e oferecer uma boa interação para evitar e minimizar dificuldades na utilização.

O que é UX?

User Experience Design é a experiência do usuário no uso de um sistema ou plataforma. 

Enquanto a UI projeta o sistema proporcionando que o usuário tenha uma interação da melhor maneira possível, a UX é a vivência do usuário sobre o que está sendo utilizado. Trata-se da parte que pensa exclusivamente na relação entre usuário e produto/serviço.

Como diferenciar UX e UI Design?

A área de UX trata de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço e tem a ver com a sensação do usuário após o uso.

Já a UI é um mecanismo que guia o usuário pelas interfaces visuais, ou seja, sua aplicação durante o tempo em que ele a utiliza. Podemos citar como exemplo, a navegação em um site, enquanto você navega pelo site, existem ações específicas que aquela empresa deseja que você tome neste trajeto. 

Essa é a missão da UI, conduzir de forma sutil os usuários pela navegação, levando-os a tomar ações de forma natural.

Por que unir UX e UI na concepção de um projeto?

Dentro de um projeto existem diversas estratégias, que são tomadas com o objetivo de oferecer uma melhor experiência para o usuário. 

Sendo assim, é ineficaz não utilizá-las em conjunto, visto que uma complementa a outra e juntas trazem notoriedade na apresentação da interface. 

As razões pelas quais você deve investir em ambas as técnicas são inúmeras, mas listamos quatro que julgamos mais importantes:

1. Geração de valor para o público alvo

2. Retenha e encante os usuários

3. Aumento de conversões

4. Fortalecimento da marca

Conclusão

Entendendo os princípios básicos da experiência e interface do usuário, podemos identificar que cada um possui sua função, mas que ambas são muito mais úteis quando aplicadas em conjunto.

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Raquel Passarela

Analista de Marketing

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