post

Entender como funciona uma infraestrutura de TI é essencial para garantir o bom funcionamento das aplicações que estão dentro dela.

Muitas vezes um banco de dados pode não apresentar um bom desempenho, portanto um entendimento básico sobre o assunto garantirá que você compreenda onde está o problema e assim resolver mais rápido e com facilidade.

Existem três componentes principais que são essenciais para o funcionamento de uma infraestrutura de TI – computação, rede e armazenamento. A seguir você vai conhecer os componentes chaves que garantem o funcionamento de uma infraestrutura de TI.

Hardware

O primeiro e mais óbvio seria o hardware, sem ele é impossível ter serviços de TI, ou seja, uma organização precisa de servidores, roteadores, switches e outros equipamentos, no entanto, o hardware se torna inútil sem o software, pois é ele que garante o funcionamento das aplicações.

Internet

Atualmente a internet é um recurso essencial para qualquer organização, troca de e-mails, acesso à web e até mesmo serviços telefônicos via VOIP. Agora pense, quantas máquinas precisam estar conectadas para que esses serviços funcionem, incluindo roteadores, switches e configurações de rede.

Pessoas

De nada importa ter uma infraestrutura de TI se não existir o recurso humano para desempenhar algumas atividades. São os profissionais de TI que decidem quais hardwares e softwares farão o trabalho, afinal esses outros componentes precisam desses profissionais para comprar, configurar e manter funcionando.

Agora que você já sabe o que significa uma infraestrutura de TI e os componentes utilizados para que tudo funcione da maneira correta, conheça alguns benefícios de uma boa gestão para garantir o funcionamento recorrente dessa tecnologia.

Ter um gerenciamento de infraestrutura é essencial, isso garantirá mais clareza nas informações e relatórios, facilita as operações e reduz custos. Os procedimentos se tornam mais flexíveis, evita alguns incidentes e permite maior planejamento de capacidade, além de centralizar as informações e fornecer relatórios em tempo real, tornando as operações diárias mais simplificadas, melhorando a satisfação dos clientes.

  • Fonte: Como funciona a infraestrutura de TI de uma empresa?
  • author
    Raquel Passarela

    Analista de Marketing

    messages.Send a message

    messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.