post

Você sabia que, para ter uma infraestrutura de TI na sua empresa os equipamentos não são os únicos itens que você deve se preocupar?

Ter um bom gerenciamento é o que garantirá o sucesso do funcionamento de toda estrutura. A seguir você vai conhecer mais algumas curiosidades e boas práticas sobre o assunto.

Planejamento

Para iniciar um projeto de infraestrutura de TI você precisa ter um planejamento de gestão, onde os objetivos estratégicos da empresa serão alinhados ao setor de TI para que possam cumprir todas as expectativas do negócio. Conhecer todas as ferramentas e soluções utilizadas atualmente pela empresa é essencial, isso garante que o setor de TI possa enxergar os pontos fracos e fortes de toda infraestrutura. Portanto, planejar cada passo é essencial para garantir o sucesso e o bom funcionamento.

Atualização

Manter as tecnologias utilizadas atualizadas é essencial, isso garante que a empresa fique protegia contra qualquer ataque ou ameaça realizada por cibercriminosos, já que boa parte desses crimes é cometida através de brejas encontradas pela falta de atualização de hardware e software. Busque sempre as melhores opções diante as novas tecnologias e encontre aquelas que têm potencial para agregar valor aos serviços disponibilizados pelo setor de TI. Parceiros especialistas

Ter uma equipe preparada e um setor de TI estruturado dentro de uma empresa seria o ideal, mas sabemos que na maioria das vezes isso se torna uma tarefa difícil, pela alta complexidade e os desafios impostos pela estrutura. Muitas empresas nesses casos acabam optando por parceiros tecnológicos que seriam empresas especializadas em segurança, rede e armazenamento.

Disponibilidade

De nada adianta ter as melhores tecnologias do mercado se não existir disponibilidade. Para que todos os serviços e processos funcionem dentro de uma empresa é necessários que estejam disponíveis o tempo todo. Uma empresa parada gera prejuízo, não somente financeiro, mas com relação à imagem diante seus colaboradores e clientes. Procure sempre manter a utilização de links redundantes, corrija falhas e entre outras ações para manter sua empresa sempre disponível.

Documentação

Manter as ferramentas e soluções utilizadas pela empresa documentadas é primordial, além de evitar dependências o conhecimento acaba sendo compartilhado de maneira rápida e mais eficiente. Uma dica importante, nunca mantenha as informações concentradas em um colaborador chave, isso é um erro. Lembre-se que algum dia ele pode mudar de empresa ou até mesmo se aposentar.

Monitoramento

Manter o monitoramento constante de uma infraestrutura de TI é essencial para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem brejas para tirar proveito. O monitoramento auxilia o gestor a identificar quais pontos precisam de correção e ajuda a enxergar se existe oportunidade de negócio. Portanto, mantenha a rotina de monitoramento além de evitar ameaças ele acaba auxiliando na identificação de novas oportunidades.

  • Fonte: Infraestrutura de TI: tendências, boas práticas e mais
  • author
    Raquel Passarela

    Analista de Marketing

    messages.Send a message

    messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.