post

Antes de iniciar a construção de um aplicativo, sempre é importante pesquisar e se informar se já existe algo no mercado e as empresas que desenvolvem de maneira clara e objetiva a sua ideia.

Garantir ótimos resultados deve ser o principal objetivo na jornada da criação de um aplicativo para que ele se destaque. Hoje você vai entender como funciona esse processo e o passo a passo de cada etapa para que todos saiam satisfeitos no final.

Planejamento

Para dar inicio a um projeto é necessário realizar uma análise do negócio, ou seja, um estudo detalhado do mercado onde o aplicativo será utilizado. Nesta etapa estão inclusos a avaliação da ideia, as ferramentas necessárias e os requisitos para o desenvolvimento.

Especificação de requisitos

Esse é um documento manual que serve de apoio ao projeto que será executado para compreender se ele terá sucesso ou não, especificando todos os requisitos. Nele serão contidas todas as informações sobre seu aplicativo e descreverá tudo, desde a introdução, propósito e definição de todas as tecnologias utilizadas até os testes que serão realizados.

Prototipação

Essa etapa é onde podemos visualizar e analisar toda estrutura de um aplicativo. Nela está inclusa a criação de um rascunho para entender os principais aspectos, os números de telas e a interação entre cada uma, a criação de wireframes para permitir uma visualização do rascunho da estrutura, um protótipo clicável para analisar e poder encontrar as quebras de lógicas do uso e o desenvolvimento final do app onde são colocados em utilização todos os wireframes para a estrutura final do design.

Desenvolvimento do Software

O front-end é responsável por toda a apresentação visual do aplicativo onde seus usuários terão contato, nele estão inclusos as ferramentas e técnicas para criar a camada de apresentação do aplicativo. Já o backend é um servidor/banco de dados que codifica o aplicativo e mantém funcionando, conectando o desenvolvimento do front-end com os dados do app.

Testes de qualidade

Nesse estágio são concentrados todos os possíveis bugs do aplicativo para que sejam consertados antes de ir para o ar. São executados os testes de compatibilidade para identificar se o app roda em dispositivos diferentes, testes de interface que servem para checar a navegação e a performance dos botões adicionados e os testes de utilização com recursos limitados, onde é feito uma análise de como o app se comporta em condições de pouca bateria e conexão limitada de internet.

Publicação e manutenção

Chegou o grande momento, a hora de publicar o app e suas versões atualizadas dentro das lojas de aplicativos desejados. Mas não pense que quando ocorre a publicação você esquecer do projeto, é interessante manter sempre um suporte de infraestrutura, para que o app funcione corretamente e sem nenhum problema. E o mais importante, otimize sempre seu app para as lojas de aplicativos, isso ajuda a aumentar o número de usuários.

Agora que você já conhece algumas especificações para criar um app que tal colocar sua ideia em prática? Temos uma equipe completa e pronta para ajudar você a alcançar seu objetivo e garantir resultados surpreendentes. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.


Fonte: Desenvolvimento de Aplicativos - O que você precisa saber para criar seu próprio um app mobile

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.