post

O mercado de aplicativos móveis é um dos mais promissores hoje em dia, só no Brasil houve um crescimento de 40% no download de aplicativos entre 2016 e 2019, segundo o relatório “State of Mobile 2020” da App Anie.

Esses dados têm atraído olhares empreendedores e com isso surgem também algumas dúvidas sobre o desenvolvimento de app. Pensando nisso vamos lhe mostrar os principais passos para começar.

Em média, 80% do tempo das pessoas em geral é gasto com internet mobile. Dessa forma, para disputar esse tempo, e criar um aplicativo de sucesso é necessário mais que uma brilhante ideia para atrair pessoas.

O desenvolvimento de aplicativos é um grande desafio. Vários recursos digitais são necessários para mapear a ideia inicial do aplicativo ao seu conceito. Fatores como plataforma operacional, interface de usuário, finalidade do aplicativo, público-alvo, função e design fazem parte da construção de um aplicativo.

O processo de criação de aplicativo pode parecer um pouco complexo, mas seguindo os passos que preparamos detalhadamente neste artigo, será possível fazer isso com um pouco mais de facilidade.

O desenvolvimento de app requer uma série de análises e pesquisas prévias. Pois, isso irá evitar problemas futuros e deixará você mais ciente dos processos que terá que realizar. Então, por mais que você queira partir para a execução imediatamente é, economicamente até, mais vantagem para seu negócio seguir os seguintes passos.

Da ideia ao projeto

Esboce sua ideia de aplicativo com caneta e papel. O objetivo é tornar a ideia tangível. Você define como seu aplicativo funciona e quais são seus recursos, antes de começar a desenvolver o aplicativo.

Você não precisa de nenhuma ferramenta especial para esboçar sua ideia de aplicativo. Basta uma caneta e um bloco de notas. Comece a esboçar, faça uma lista de recursos e veja se a ideia ganha vida no papel.

Descobrindo o problema e criando a solução 

Você encontrou a ideia de negócio perfeita, agora você pode iniciar a próxima etapa, que é colocar em prática. Todo aplicativo começa com uma ideia. Não precisa ser grande, inovador ou inteligente, mas precisa ser útil para o usuário.

Exemplos de ideias que resolvem problemas simples

Algumas organizações conquistam clientes ao disponibilizarem serviços e produtos mais adequados para se destacarem e se diferenciarem da concorrência, serviços e produtos por vezes originados por problemas apontados e vividos pelos próprios consumidores. Por isso, é preciso transformar problemas em soluções.

Uber

O Uber se tornou uma empresa referência no setor de transportes e tem recebido um forte apoio de cada vez mais usuários, que acreditam cada vez mais nas vantagens desse modelo de negócio. Do lado positivo, a simplicidade da forma como o serviço funciona pode, sem dúvida, ser enfatizada. 

Com um aplicativo proprietário instalado no telefone, os clientes podem imediatamente solicitar um carro Uber em casa, sem ter que ir para um local na rua ou esperar até que ele apareça.

Rappi

Rappi é um serviço focado na entrega, mas não se limitando a isso. O sistema pode ser organizado para transportar alimentos, bebidas, compras em farmácias ou supermercados, além de transportar documentos importantes e até dinheiro.

Assim, por exemplo, pedidos simples que antes precisavam passar pela burocracia dos correios podem ser entregues com facilidade e rapidez. O cliente só precisa pagar o frete e se integrar ao entregador por meio do próprio aplicativo.

Socratic

O Socratic é um aplicativo que pode resolver problemas matemáticos passo a passo. 

Uma das vantagens deste aplicativo é que não se limita à matemática, pois também podemos utilizá-lo para resolver problemas em outras disciplinas. 

A melhor parte é que este é um aplicativo totalmente gratuito, não é necessário fazer compras no aplicativo. 

Exemplos de ideias que resolvem problemas complexos

Contabilizei

Para começar, contratar e ir a uma empresa de contabilidade pode ser caro. Então, o que pode ser feito para resolver os problemas de milhares de pequenas e novas empresas que querem resolver seus problemas tributários mas não podem ir ao escritório?

A solução da Contabilizei é simples: online. O valor dos serviços de contabilidade online prestados pela empresa é inferior ao dos serviços tradicionais prestados por escritórios físicos.

Guia Bolso

O dinheiro é uma solução e um problema para muitos empresários. Saber controlar a situação financeira é fundamental, sendo responsável por manter a porta do negócio sempre aberta ou fechada.

O aplicativo GuiaBolso tem como objetivo principal auxiliar no controle da situação financeira geral de pessoas físicas e jurídicas, melhorando o controle orçamentário. Além disso, o aplicativo possui uma interface super intuitiva. GuiaBolso é gratuito e está disponível para Android, iOS e Web.

Evernote

Se você deseja substituir o papel por tecnologia, o Evernote irá atendê-lo! Com o Evernote, você pode criar itens de tarefas, adicionar lembretes, encaminhar e-mails, arquivos PDF, etc.

Além disso, você pode separar suas tarefas por meio de um “caderno” para facilitar a distinção entre atividades profissionais e atividades pessoais.

O aplicativo armazena informações na nuvem, permitindo que você acesse facilmente as informações de qualquer lugar. Evernote tem versões gratuitas e premium.

E você, já começou a esboçar a sua ideia?

Como no mundo da internet, temos que nos adaptar às novas tendências e inovações. Você já deve ter percebido que não dá mais para ficar só observando esse crescimento.

É preciso fazer parte disso! E se você quer desenvolver um aplicativo a Doutbox é a empresa certa para te ajudar.

Com experiência no desenvolvimento de aplicativos, somos uma empresa que busca ajudar as empresas a criar conexões significativas com seus clientes e colaboradores por meio de experiências de software personalizadas para telefones, tablets e produtos inteligentes.

Entre em contato com a nossa equipe, com certeza teremos algo especial para o seu projeto!

author
Raquel Passarela

Analista de Marketing

messages.Send a message

messages.We'd love to help. Please provide some details and we will contact you shortly.